TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Na Gestão Empresarial

Artigos Científicos: Ética Na Gestão Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  2.755 Palavras (12 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 12

Unidade: 3

Curso Superior de Gestão de Recursos Humanos / 1º Semestre

Disciplina: Ética na Gestão Empresarial

Equipe:

Aline dos Santos Pereira Gonçalves RA: 790393234

Lininha082010@hotmail.com

Ana Carla Chaves RA: 6377212871

anachaves@aedu.com

Gisele Maus Prestes RA: 6796411594

Giseli.prestes@gmail.com

Joseane Cristina Lopes RA: 6578310844

Joseane.lopes33@hotmail.com

Marisete Pereira de Andrade RA: 6947456468

Maripandrade2009@hotmail.com

Titulo: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Professora: Bruna Cristiane de Sá

Tutora a Distância: Milene Sakzeniam

Campinas, 28 de Junho de 2013

Sumário:

1- Ética e Administração

1.1 Conselho Federal de Administração Código de Ética Profissional

1.2 Código de Ética Empresarial

2- Ética Profissional Filme “Amor sem Escalas”

2.1 Atitudes Éticas e não Éticas

3- Questões Éticas do filme:

3.1 Profissional

3.2 Pessoal

4- Sinopse

5- Situações Éticas Profissionais do Filme “Amor sem Escalas”

5.1 Ética e Respeito

5.2 Ética Profissional

5.3 Ética e Inteligência Emocional

5.4 Ética e Relacionamento Pessoal

5.5 Ética e Gestão

6- Conclusão

7 - Referencias:

1 - Ética e Administração

Ética é um grupo de valores morais que dirigem a conduta humana na sociedade. A ética Serve para que haja um equilíbrio e um bom funcionamento social. A ética é estruturada por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. A filosofia estuda a ética como uma ciência voltada aos valores e princípios morais de uma sociedade. Ser ético é agir direito, sem prejudicar os outros, é estar com a consciência tranquila. Na administração quando o profissional age de acordo com a ética, ele atua sempre com respeito ao próximo, gerando uma boa convivência dentro da empresa. E se o profissional não age com ética, dificilmente ele irá conseguir crescer dentro de uma empresa. Agindo com ética o profissional não estará só contribuindo para si, mas para a empresa e para a sociedade (clientes). As empresas estão investindo não somente no marketing das empresas, mas também no código de ética criando missão, visão e valores das organizações. Para que este código se faça valer, é necessário que as empresas os apresentem no momento da contratação de forma clara e objetiva, para que os novos colaboradores não venham a pecar por falta de conhecimento ou por ingenuidade. A ética é muito flexível, pode variar conforme a cultura, a origem, a vivência e o ponto de vista de cada individuo. Um dos fatores muito importante que garantem a ética entre os colaboradores é a conduta e postura de seus lideres e pessoas com cargo de comando, porque muitos espelham-se neles. Empresas que investem em funcionários e dão oportunidades de crescimento interno e investem no desenvolvimento profissional conseguem fideliza-los fazendo com que dediquem-se e comprometam-se com um ambiente saudável, e garantem a imagem e credibilidade da empresa no mercado.

1.1 Conselho Federal de Administração Código de Ética Profissional

Assembleia de Presidentes de Conselhos de Administração, Federal e Regionais, aprovou em sua 2ª. reunião, realizada em Brasília no dia 8 de maio de 1978, o juramento do "ADMINISTRADOR", nos termos propostos pelo Conselho Regional de Administração de São Paulo.

"Prometo DIGNIFICAR minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria".

Fazer o juramento ao ingressar na profissão, constitui o dever inicial de todo o Administrador; respeitá-lo, obedecendo-o, constitui o dever de sempre do Administrador.

Código de Ética dos Profissionais de Administração (CEPA) é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado em um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o Administrador amplie sua capacidade de pensar, visualize seu papel e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade.

1.2 Código de Ética Empresarial

O Código de ética é um instrumento que busca a realização dos princípios, visão e

missão da empresa. Serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura social da empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage. É da máxima importância que seu conteúdo seja refletido nas atitudes das pessoas a que se dirige e encontre respaldo na alta administração da empresa, que tanto quanto o último empregado contratado tem a responsabilidade de vivenciá-lo. Para definir sua ética, sua forma de atuar no mercado, cada empresa precisa saber o que deseja fazer e o que espera de cada um dos funcionários. As empresas, assim como as pessoas têm características próprias e singulares. Por essa razão os códigos de ética devem ser concebidos por cada empresa que deseja dispor desse instrumento. Códigos de ética de outras empresas podem servir de referência, mas não servem para expressar a vontade e a cultura da empresa. que pretende implantá-lo. O próprio processo de implantação do código de ética cria um mecanismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com