TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Índice de Desenvolvimento Humano

Tese: Índice de Desenvolvimento Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  Tese  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 6

Assinale a alternativa abaixo que discrimina a ordem correta das etapas de desenvolvimento propostas por Rostow:

Escolher uma resposta.

a. Crescimento autossustentável, idade do consumo de massa; sociedade tradicional; pré-requisitos para o arranco; arranco.

b. Sociedade tradicional; pré-requisitos para o arranco; arranco; crescimento autossustentável; idade do consumo de massa

c. Crescimento autossustentável; sociedade tradicional; idade do consumo de massa; pré-requisitos para o arranco; arranco.

d. Idade do consumo de massa; sociedade tradicional; pré-requisitos para o arranco; arranco; crescimento autossustentável.

e. Idade do consumo de massa; pré-requisitos para o arranco; arranco; crescimento autossustentável, sociedade tradicional.

Question 2

Notas: 1

Leia as frases a seguir sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). Em seguida, assinale a alternativa que descreve corretamente que frases são verdadeiras e quais são falsas, seguindo a ordem das frases.

( ) I. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi desenvolvido em 1990 pelo economista Mahbub ul Haq, com a colaboração de Amartya Sen, com a finalidade de medir o crescimento da população dos países.

( ) II. Trata-se de um índice que considera o Produto Interno Bruto per capita (PIB per capta ou renda per capta), a expectativa de vida e a educação como fatores importantes para entender o nível de desenvolvimento humano de um país.

( ) III. Deve-se mencionar que o IDH inclui indicadores importantes, como o respeito pelos direitos humanos, a democracia e a desigualdade socioeconômica.

( ) IV. O IDH varia de 0 (nenhum desenvolvimento humano) até 1 (pleno desenvolvimento humano).

( ) V. Países com IDH de até 0,499 são de baixo desenvolvimento humano. De 0,5 até 0,799, de médio desenvolvimento, e acima de 0,8, de alto desenvolvimento.

Agora assinale a alternativa correta.

Escolher uma resposta.

a. V, F, V, F, F.

b. V, V, F, V, F.

c. F, V, F, V, V.

d. F, F, F, F, V.

e. F, V, V, F, V.

Question 3

Notas: 1

Sobre a Competitividade, julgue se os seguintes itens são corretos ou incorretos.

I – Competitividade é a característica do que é competitivo. Em termos econômicos a competitividade vem dos preços das mercadorias, qualidade, disponibilidade, prazo de entrega etc.

II – Competitividade Espúria é a competitividade obtida com o uso de recursos ilícitos e imorais.

III – Competitividade autêntica é obtida com o uso adequado de recursos produtivos disponíveis e respeitando as leis trabalhistas, tributárias, ambientais etc.

IV – Competitividade é definida como os ganhos nas relações de comércio.

É correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. Todos os itens estão incorretos

b. II, III e IV estão corretos.

c. Todos os itens estão corretos.

d. Somente os itens II e III estão corretos.

e. Apenas o item IV está incorreto.

Question 4

Notas: 1

Sobre o progresso técnico, é correto afirmar:

Escolher uma resposta.

a. É o desenvolvimento para melhor das técnicas de produção de uma empresa, indústria ou da economia de um país.

b. Está presente nos países subdesenvolvidos, pois estes baseiam sua competitividade na geração, difusão e adoção de progresso técnico.

c. É uma deficiência grave das economias avançadas, como os EUA e a Alemanha.

d. É definido pelos avanços no sistema educacional e pela especialização de uma economia.

e. Foi característica marcante da industrialização latino-americana.

Question 5

Notas: 1

Com base nos conhecimentos sobre o processo de industrialização obtidos nesta aula, julgue as seguintes frases como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois marque a alternativa que corresponde à sequência correta, na ordem das frases.

I – As economias latino-americanas conseguiram conciliar a exploração econômica dos recursos primários juntamente com uma indústria de razoável nível técnico, o que propiciou o avanço do seu processo de industrialização concomitantemente ao resto do mundo.

II – Industrialização é um processo histórico-social por meio do qual a indústria fabril se torna o setor predominante da economia de um país.

III – A industrialização começou na Inglaterra com a Revolução Industrial, espalhando-se depois pela Europa, Estados Unidos e Japão, e, mais tarde, por países da América Latina e Ásia.

IV – O processo de industrialização caracteriza-se pela formação de um núcleo de indústria pesada, produtora de matérias-primas básicas e de máquinas-ferramentas (indústrias de base) e alimentadora de todo o parque industrial.

Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta.

Escolher uma resposta.

a. F, V, F, V

b. V, F, F, F

c. F, F, V, V

d. F, V, V, V

e. V, V, F, V

Question 6

Notas: 1

Sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com