TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Apresentação Joia Escrava

Por:   •  25/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

- JOIA: não há um consenso sobre seu aspecto artístico: se é arte, design, performance... mas JOIA é uma estética que completa um sentido comunicativo quando sobreposta ao corpo.

- O TRABALHO buscou explorar um “quase vazio” nos estudos acadêmicos sobre a produção no cenário nacional.

- Essa introdução faz com que eu me apresente, meu nome é PALOMA BARCELOS TEIXEIRA, MINHA REFERÊNCIA ORIGINÁRIA é a Gemologia, curso que sou graduada pela UFES, único no país que aborda toda a cadeia produtiva dos minerais gemológicos, desde a prospecção e extração até a seu emprego na joalheria fina.

- a METODOLOGIA desse artigo foi revisar, na literatura acadêmica, por um lado, os aspectos de ARTE e ESTÉTICA e, por outro, a questão da LINGUAGEM e COMUNICAÇÃO DE SIGNOS presentes na totalidade do fenômeno conhecido como JOALHERIA CRIOULA, que, com uma estética própria, influenciou o processo criativo do design atual de joias nacionais).

- Vejamos: Os ÍNDIOS dessa parte da América do Sul, os índios brasileiros, não usavam metais em seus artesanatos. Diferentemente dos nativos da América Espanhola, que dominavam a fundição de metais preciosos.

- Assim, no Brasil, as joias existentes nos PRIMEIROS SÉCULOS eram originárias de Portugal e da Espanha, que viviam um grande impulso artesanal, com a obtenção de metais do novo mundo.

- Os primeiros exemplares, de fato, produzidos no Brasil foram criados a partir de uma “ESCOLA DE JOALHERIA” DE MATRIZ AFRICANA que deixou marcas inapagáveis no design joalheiro nacional.

- ESSE TRABALHO NÃO BUSCA EXPLORAR A QUESTÃO RACIAL. Muito importante estabelecer essa baliza, mas sim, o fato documentado de que os africanos escravizados no Brasil não formavam uma categoria homogênea de pessoas, mas grupos complexos, nos quais muitos elementos culturais não foram abandonados. Cite-se os...

- NEGROS MALESES originados de partes da África que já haviam sido dominadas pelo Islã, pessoas que normalmente sabiam ler e escrever na língua árabe e que conheciam propriedades e o manuseio do ferro fundido e os...

- NEGROS MINA originados do Golfo da Guiné, local conhecido como “costa do ouro”, cujas atividades originárias eram voltadas ao ciclo da mineração de metais

- Esses grupos incorporaram uma estética própria que incluía funções comunicativas, principalmente relacionadas ao MUNDO ESPIRITUAL: peças de adorno femininas tinham cunho religioso, sendo consideradas “ferramentas dos orixás” na vida das pessoas que usavam. Por isso, as pessoas que os produziam eram conhecidas como “ferramenteiros”.

- Assim, a PRODUÇÃO JOALHEIRA NO BRASIL foi ganhando expressão com brincos, colares de alianças, pulseiras de copo, pulseiras de placas, terços, correntões, abotoaduras, anéis e, principalmente, pencas de balangandãs. EXEMPLO INTERESSANTE: os balangandãs eram ornamentos formados por vários amuletos juntos, compostos de figas, saquinhos de patuá, diversas medalhas de santos, dentes de animais e vários outros símbolos originados dos cultos africanos.

- Isso nos mostra que, nestes objetos EXISTE UM FENÔMENO (1) ARTÍSTICO, (2) CULTURAL E (3) SEMIÓTICO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com