TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BEBIDA FERMENTADA DE FRUTAS

Por:   •  8/11/2018  •  Bibliografia  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 2

BEBIDA FERMENTADA DE FRUTAS

Fermentação alcoólica é um processo em que açúcares fermentescíveis são transformados em etanol por ação de micro-organismos, normalmente leveduras. Esse processo é bastante utilizado para a obtenção de bebidas alcoólicas tais como vinho, cerveja, cachaça, etc. As frutas, por serem fontes naturais de açúcares fermentescíveis, são substratos que podem ser comumente facilmente empregados para obtenção de tais bebidas. A primeira etapa da fermentação é a preparação do mosto, que pode ou não ser adicionado de açúcar para que se atinja a concentração adequada ao processo fermentativo. Em alguns casos é necessário ajuste de pH dependendo da fruta e da linhagem de leveduras utilizada.

Resultado e discussão

  1. Como podemos explicar o processo de fermentação das frutas para preparar bebidas como o vinho?

O processo básico de produção dessa bebida é a fermentação alcoólica, um processo anaeróbio (que não depende da presença do gás oxigênio). Durante a fermentação ocorre transformação do açúcar presente na uva em etanol. Esse processo é efetuado por microrganismos diversos, como as leveduras (fungos unicelulares)

  1. Em escala industrial quais são as etapas necessárias para a produção de vinhos?

Colheita; Desengace e Esmagamento; Prensagem; Fermentação; Trasfega; Clarificação e Estabilização; Amadurecimento; Engarrafamento.

  1. Quais são os microrganismos utilizados na produção de bebidas fermentadas? E qual a sua importância para o processo fermentativo?

Fungos, bactérias, ou até o próprio corpo, chamados nestes casos de fementos. O processo de fermentação alcoólica caracteriza-se como uma via catabólica, na qual há degradação de moléculas de açúcar, no interior da célula dos microrganismos até a formação de etanol e CO2 havendo liberação de energia química e térmica. No entanto, a importância deste grupo de microrganismos consiste em sua grande utilização na indústria alimentar.

ESTUDO DA FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA DE FRUTAS TROPICAIS. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/293795240_ESTUDO_DA_FERMENTACAO_ALCOOLICA_DE_FRUTAS_TROPICAIS. Acesso em 28 de outubro de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com