TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biografia de Tarsila do Amaral

Por:   •  18/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 2

Biografia de Tarsila do Amaral

Tarsila de Amaral nasceu em 1886 e faleceu em 1973, ela foi uma pintora e desenhista brasileira. Sua obra mais famosa foi o quadro ´Abaporu` pintado em 1928. Também lançou o movimento ´Antropofagico`, junto dos escritores Oswald de Andrade e Raul Bopp, esse foi o mais radical de todos os movimentos do modernista.

Tarsila nasceu em 1 de setembro de 1886, na fazenda São Bernardo, no município de Capivari, interior de São Paulo. Seus pais eram Jose Estanislau do Amaral Filho e Lydia Dias de Guiar do Amaral e era neta de Jose Estanislau do Amaral proprietário de diversas fazendas do interior de São Paulo. Seu pai herdou uma apreciável fortuna e diversas fazendas, onde Tarsila passou sua infância.

Estudou em São Paulo no colégio de freias e no colégio Sion. Conclui seus estudos em Barcelona, na Espanha, e com 16 anos pintou seu primeiro quadro, ´Sagrado coração de Jesus`. Em sua volta para o Brasil casou-se com André Teixeira Pinto, com quem teve uma filha.

O modernismo.

Em 1916, começou a estudar no ateliê de William Zadig, um escultor sueco radicado em São Paulo. Com ele aprendeu a fazer modelagem em barro. Tarsila se separou de seu marido, em 1920, e foi para Paris onde estudou na academia de Julian, escola de pintura e escultura, também estudou com Emile Renard. Teve em 1922 sua tela admitida no salão Oficial dos Artistas Franceses e nesse mesmo ano retorna para o Brasil.

Em 1923, retornou à Europa e manteve contato com os modernistas que lá se encontravam, foram intelectuais, pintores, músicos e poetas, entre eles Oswald de Andrade. Estuda com Albert Gleizes e Fernand Léger, grandes mestres cubistas. Mantém estreita amizade com Blaise Cendrars, poeta franco-suíço que visitou o Brasil em 1924.

No ano de 1925, Oswald de Andrade lança o volume de poesias ´Pau-Brasil`, com as ilustrações de Tarsila. Em 1926, faz uma exposição em Paris e no mesmo ano se casou com Oswald. E embora não tenha participado diretamente na ´SEMANA DE 22` Tarsila se interagiu com os intelectuais modernista. Em 1929 expõe individualmente pela primeira vez no Brasil, no Palace Hotel em São Paulo. Separa-se de Oswald de Andrade em 1930. 

Tarsila do Amaral foi uma das artistas plásticas mais importantes da primeira fase do Modernismo, concretizando em sua obra todas as aspirações de vanguarda formuladas pelo grupo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (553.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com