TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Percepção e Estruturação Musical

Por:   •  30/9/2018  •  Artigo  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Fernando Gonçalves de Almeida

 RA: 8046203

ATIVIDADE DE PORTIFOLIO

Trabalho apresentado para a disciplina de Percepção e Estruturação Musical, sob a orientação da Profª Me. Lílian Sobreira Gonçalves, como requisito parcial para aprovação na disciplina.

POLO: Goiânia

ANO: 2017

Descrição da atividade

1. Escreva sua opinião a respeito das seguintes questões: Qual a utilidade da linguagem musical nos dias de hoje? Para um professor de música, seja ele de ensino fundamental, superior, ou de formação musical específica, é realmente necessário o conhecimento da linguagem musical? Por quê?

R: A linguagem musical é muito importante nos dias de hoje em todos os níveis do ensino escolar tanto fundamental, médio ou superior. Joly cita no texto de apoio a relação estreita entre o desenvolvimento musical e o intelectual, sendo que o musical relaciona-se diretamente com os processos de cognição: memoria, imaginação, comunicação verbal e corporal, estimulando o autoconhecimento e a auto expressão. Se mostrando estritamente importante no desenvolvimento de outras disciplinas.

É imprescindível ao professor de musica dominar a linguagem musical para que possa passar aos alunos experiências musicais e vincular isso a criança descobrindo as capacidades que cada um possui afim de orientar o seu desenvolvimento em ambos segmentos (ensino fundamental, superior, ou de formação musical específica). O grande proposito hoje na educação musical é aproveitar a capacidade dos professores ensinarem crianças com experiências diversas e conhecimentos distintos.

2. Escreva um trecho musical que contenha notas com alturas e durações diferentes, sinais de intensidade, pausas e indicação de timbre. Utilize a semínima como figura que vale um tempo, e escreva 10 grupos (compassos) de 2 tempos cada um. (Para os que já avançaram nas leituras, trata-se de um compasso 2/4.) Orientações específicas: a) Trabalhar com um programa de edição de partituras é muito importante para o seu curso e para sua própria prática pedagógica, mais à frente. Caso você ainda não consiga editar em programa específico, escreva o trecho musical a mão, e insira no seu trabalho como imagem. b) Seu trabalho precisa estar dentro da ABNT. Apresente sua atividade com capa, desenvolvimento e referências. Se tiver dúvidas, há um modelo de capa postado em “Material”.

R:

[pic 3]

REFERENCIA :

URIARTE,  Mônica Zewe.  O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA REGULAR BRASILEIRA. ANAIS III FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA EM ARTE Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Curitiba, 2005

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (198 Kb)   docx (50.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com