TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amor A Vida

Casos: Amor A Vida. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 4

Os crustáceos diferem de outros artrópodes em vários caracteres, mas o único verdadeiramente distintivo é a presença de dois pares de antenas nos crustáceos. Apresentam na cabeça, além dos dois pares de antenas, um par de mandíbulas e dois pares de maxilas, seguindo-se um par de apêndices em cada segmento do corpo ou somito. Em alguns crustáceos nem todos os somitos apresentam apêndices. Todos eles, exceto talvez a primeira antena, são primitivamente birremes (dois ramos) e pelo menos alguns apêndices dos adultos atuais mostram esta condição. Se presentes, órgãos respiratórios especializados funcionam como brânquias.

A maioria dos crustáceos tem entre 16 e 20 somitos, mas algumas formas apresentam 60 ou mais segmentos. Um número maior de somitos é uma característica primitiva. A condição mais derivada é possuir um número relativamente menor de somitos e grau elevado de tagmose. Os principais tagmas são cabeça, tórax e abdômen, mas eles não são homólogos na classe (ou mesmo entre algumas subclasses) por causa do grau variado de fusão de somitos, como, por exemplo, no cefalotórax.

O maior grupo de crustáceos é, de longe, a classe Malacostraca, que reúne lagostas, caranguejos, camarões saltões-de-praia, tatuzinhos-de-quintal e muitos outros. Eles mostram uma constância surpreendente na organização dos segmentos do corpo e tagmas, considerada o plano ancestral da classe. Este plano corporal típico tem uma cabeça com cinco (seis no embrião) segmentos fundidos, um tórax com oito somitos e um abdômen com seis (sete em poucas espécies). Na extremidade anterior há um rostro não-segmentado e na posterior um télson não-segmentado, o qual constitui um leque caudal de vários formatos, com o último segmento abdominal e seus urópodes.

Em muitos crustáceos a cutícula dorsal da cabeça pode estender-se posteriormente e ao redor das laterais do animal para cobrir ou fundir-se com alguns ou todos os somitos torácicos e abdominais. Esta cobertura é denominada carapaça; em alguns grupos a carapaça forma valvas similares às dos moluscos bivalves, recobrindo a maior parte ou todo o corpo. Nos decápodes (que congregam lagostas, camarões, caranguejos e outros) a carapaça cobre totalmente o cefalotórax, mas não o abdômen.

Morfologia Externa

O corpo dos crustáceos é coberto por uma cutícula secretada, composta de quitina, proteína e material calcário. As placas resistentes e mais duras dos crustáceos de grande porte são particularmente ricas em depósitos calcários. A dura cobertura calcária torna-se mole e fina nas articulações entre os somitos, proporcionando flexibilidade aos movimentos. A carapaça, se presente, cobre a maior parte ou todo o cefalotórax; nos decápodes como os lagostins, todos os segmentos cefálicos e torácicos estão encobertos dorsalmente pela carapaça. Cada somito não coberto pela carapaça apresenta uma placa dorsal cuticular, ou tergito, e uma placa ventral transversal, o esternito, localizada entre os apêndices em cada segmento.

O abdômen termina em um télson, que não é considerado um somito, onde se localiza o ânus (o télson pode ser homólogo ao pigídio dos anelídeos).

A posição dos gonóporos varia de acordo com o sexo e o grupo de crustáceos. Eles podem estar sobre ou no basipodito de um par de apêndices, na extremidade terminal do corpo ou em somitos sem apêndices. Nos lagostins as aberturas dos vasos deferentes estão na porção mediana dos basipoditos do quinto par de apêndices ambulatórios, eas dos ovidutos, nos basipoditos do terceiro par de pereiópodes. A abertura do receptáculo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com