TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Contemporanea

Exames: Arte Contemporanea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 5

Contemporaneidade e Revolução Francesa.

Evento que marcou a transição da época moderna para a contemporânea é Revolução Francesa, causando profundas transformações sociais, econômicas e politicas.

Sendo a burguesia ó principal protagonista desta sociedade contemporânea industrial. Acelerando assim a luta pela realização do ideal democrático.

Segundo Cambi, com esse fato a pedagogia exercia agora um papel importante na sociedade, conseguir a integração dos indivíduos. Estando diante de um desafio para estruturar-se, aplicando novas técnicas com a formação de aprendizagem, sempre aberto a novas propostas. Modelo pedagógico nessa época está entre o ideal conformista e o projeto emancipador da formação do sujeito como pessoa.

A relação ente a educação e a politica estreita-se ainda mais com a polarização do mundo capitalista e socialista. Assumindo uma base ideológica, deixando claro o papel da educação. Cada um focado em seus valores e crenças. Sendo que a educação ideológica socialista mostrou-se mais progressiva que a vigente nos modelos capitalistas.

A pedagogia socialista tem a ideia de um homem universal, como fruto de uma educação com exigência de educação forte e igual para todos, deixando claro como uma “lei”. Com condições iguais para todos, sem diferenças, interagindo assim o desenvolvimento ser humano.

A pedagogia capitalista continua fiel com ideia de diferenciação das classes sociais, fornecendo aos seus usuários uma educação diferenciada, continuando com status vigente.

Na década de 1990, com a quebra do modelo econômico bipolar, na época do helenismo, damos entrada ao processo de globalização, colocando o ser humano diante de novos desafios. Contanto com novos aliados nos meios de comunicação e informação com incrível rapidez via internet, satélites, mídias, etc..

Outro ponto muito importante é o caráter gratuito e obrigatório aos níveis Ensino Fundamental e Médio, visando á instrução das massas até os pontos de cada um se reconhecer como parte integrante do Estado, como cidadão, servindo ao Estado e suas expectativas sociais. Ocorrendo assim a inserção do individuo no âmbito social e a formação de sua integridade.

UTILITARISMO NA EDUCAÇÃO

Pode-se dizer que do ponto de vista filosófico o Utilitarismo visa alcançar o maior valor da existência humana, a felicidade, não no sentido meramente individual, mas no aspecto coletivo. Economicamente, é também a vantagem de todos que deve servir de parâmetro para se tomar ou não uma decisão, ciente de que ela é ou não correta. Assim, ele é oposto ao cultivo do egoísmo e à tomada de atitudes impulsivas, que não medem as consequências. Segundo esta doutrina, a ação não depende da motivação de quem a pratica, pois uma intenção negativa pode gerar consequências úteis e benéficas. Tendo um aspecto moral que procura entender a natureza do homem, e para isso leva em conta o fato de que o indivíduo está sempre em busca do prazer, ao mesmo tempo em que tenta fugir da dor. É neste ponto que esta doutrina intervém, pois sua função é propiciar às pessoas o máximo de satisfação e alegria, e por outro lado impedir o sofrimento. Portanto, ser útil é o valor moral mais elevado.

Esta escola filosófica também foi conhecida como radicalismo filosófico, pelo seu empenho em restabelecer os valores éticos e, muitas vezes, em transformar a própria sociedade. A utilidade, para ela, é inclusive sinônima de felicidade. Há uma diferença, porém, entre os pensamentos de Bentham e Stuart Mill. O primeiro propõe uma visão quantificada das ações, cabendo a seus agentes medir a quantidade de prazer que pode resultar delas, para então decidir se as atitudes devem ou não ser concretizadas.

Já Stuart Mill não concorda com esta racionalização, apostando por sua vez na qualidade, tanto quanto na quantidade. Assim, deve-se perceber, entre os vários tipos de prazer, quais são os melhores e mais valorosos. Desta forma, este filósofo cria uma espécie de hierarquia dos prazeres, na qual os intelectuais e afetivos estão acima dos sensíveis.

Marxismo e Educação

O ideal do Marx é que o homem uma suas habilidades, como intelectuais e manuais, tendo assim a superação no trabalho.

A proposta educativa de Marx forma-se em três aspectos: espiritual, físico e mais importante o politécnico, unindo os saberes técnicos e científicos à sua aplicação prática. Sendo assim, seu projeto incentiva a igualdade social, com igualdade de ensino para todos.

EDEUCAÇÃO SÉCULO 19

Era um a época muito contraditória em busca de novos conceitos e experiências, com novas protagonistas, com destaque Nietzche, sua ideia insiste em uma reavaliação , ou melhor uma transvalorização de todos os valores, e dão amaro a esse niilismo, propondo novos critérios, conforme os valores vitais, dando sentido à vida.

Nietzche é focado que o individuo não tem limites, sempre se desenvolvendo e se aprimorando em suas expectativas, propondo um modelo de formação que o próprio homem se supere e tenha condições de criar seu próprio de ser, sem precisar seguir padrões criados ou ditados por alguém.

Contamos também com proposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com