TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Pre Colombiana

Exames: Arte Pre Colombiana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 3

Arte pré-colombiana

1) Defina o termo Arte pré-colombiana

R= Arte pré-colombiana é uma designação que compreende todas as manifestações artísticas e compreende diversas tipologias, como a arquitetura, a escultura (incluindo relevo e estatuária), a pintura, a joalharia e ourivesaria, a cerâmica e objetos de uso doméstico e ornamentos. Os materiais mais frequentes são a pedra, o tecido, o barro e o metal.

2) Sabemos que varias civilizações desenvolveram-se nas Américas central e do sul,o período que antecede a descoberta das Américas pelos europeus, quais foram estas civilizações,cite as três principais e suas características e contribuições, sem levar em consideração a arte indígena brasileira.

R= As três principais civilizações são: Incas, Maias e Astecas.

Suas características:

R= Astecas Eram guerreiros sanguinários, e seus rituais religiosos incluíam vítimas humanas. habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI. Contribuíram construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc.

R= Maias: A base da economia maia era a agricultura, principalmente de milho, feijão e tubérculos. Ergueram pirâmides, templos e palácios, demonstrando um grande avanço na arquitetura. O artesanato e fiação de tecidos também se destacaram

R= Incas: Os incas viveram na região da Cordilheira dos Andes na América do Sul. Fundaram no século XIII a capital do império: a cidade sagrada de Cusco Na arquitetura, desenvolveram várias construções com enormes blocos de pedras encaixadas, como templos, casas e palácios.

3) Explique com suas próprias palavras como se deu a relação entre os povos locais( nativos) e os colonizadores europeus

R= A colonização europeia das Américas viviam em constante conflito militares e culturais e os nativos viviam em sociedades de caçadores/agricultor para o seu próprio sustento com sistemas de valores significativamente diferentes dos colonizadores europeus.

4) Cite dez objetos artísticos indígenas.

R= cestos, peneiras, potes, panelas urnas funerárias, colares, mascaras, flexas e estatuetas de animais.

5) Quais os materiais são utilizados como matéria prima?

R= Barros, Sementes Fibras, Cipós, Cabaças.

6) Quanto á Arte Plumária vocês consideram que se trata de arte ou artesanato

R= Arte

A arte plumária é uma forma de comunicação, de linguagem.

Os grupos indígenas ornamentam o corpo em contraposição aos outros seres vivos (animais e outros grupos indígenas).

Contrapondo-se os diferentes grupos indígenas cria-se um diferencial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com