TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POVOAMENTO, DIVERSIDADE E ORGANIZAÇÃO SOCIAL, NA AMERICA PRÉ-COLOMBIANA

Monografias: POVOAMENTO, DIVERSIDADE E ORGANIZAÇÃO SOCIAL, NA AMERICA PRÉ-COLOMBIANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  2.175 Palavras (9 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 9

POVOAMENTO, DIVERSIDADE E ORGANIZAÇÃO SOCIAL, NA AMERICA PRÉ-COLOMBIANA

Wuendell Negreiros*

RESUMO

América, continente vasto e diversificado culturalmente com uma historia rica e milenar. Para entender a sua imensa diversidade étnica, é necessário entender os processos de povoamento. A partir disto surgem dois questionamentos importantes, Quando? E como o homem chegou ao continente americano. Desde a sua chegada ao continente, os humanos tinham a caça como principal meio de sobrevivência, seguida da pesca e da coleta de frutos. Mudanças climáticas modificaram o meio ambiente em que viviam, isto pode ter influenciado a mudança dos seus modos de vida. Passado de um estado nômade, caçador-coletor, para um modo de vida sedentário, cultivando a terra, surgindo assim novas ferramentas, utilização de novos matérias. O presente trabalho tem como objetivo apresentar as principais características de organização social dos grupos humanos que povoaram à America, antes da “colonização” pelos europeus.

Palavra-chave: Povoamento da America, diversidade étnica, organização social, nomadismo, sedentarismo

ABSTRACT

America, culturally diverse and vast continent with a rich and ancient history. To understand its vast ethnic diversity, it is necessary to understand the processes of settlement. From this, two important questions arise, When? And how man came to the American continent. Since its arrival on the continent, humans had hunting as the primary means of survival, followed by fishing and gathering fruit. Climate change altered the environment in which they lived, this may have influenced the change of their lifestyles. Spent a nomadic state, hunter-gatherer for a sedentary way of life, cultivating the land, thus resulting new tools , use of new materials . This paper aims to present the main features of social organization of human groups that populated the America before the "colonization" by Europeans.

Keyword: Peopling of America, ethnic diversity, social organization, nomadic, sedentary

________________

* Graduando do curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial, na Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

O ponto de partida para o estudo da História da América Pré-Colombiana (ou seja, aquela anterior à conquista européia) passa, necessariamente, em conhecer o processo de povoamento do continente. Sabe-se que o berço da evolução humana é o continente africano, tendo os primeiros hominídeos lá surgido há milhões de anos. Existem registros arqueológicos que comprovam esta evolução, bem como a difusão (há cerca de 1 milhão de anos) da presença dos antepassados da humanidade ao redor do Velho Mundo (formado pela Eurásia e África), tendo o homem atingido o estágio de Homo sapiens – como somos atualmente – por volta de 50 mil anos atrás (PINSKY, 2003, p. 23). Por outro lado, não há registros da presença de hominídeos na América anterior ao Homo sapiens, o que invalida qualquer teoria sobre a evolução autóctone do homem americano.

Daí surgem duas questões básicas que precisa-se elucidar: quando e como o homem chegou no continente americano? Nas últimas décadas tem havido consenso, entre os pesquisadores da pré-história americana, de que os primeiros povoadores do continente vindos da Ásia, atravessaram o Estreito de Bering na época da última glaciação, período este que o estreito ainda estava coberto por uma camada de gelo, unindo o continente asiático com o americano.Tudo indica que a descoberta das Américas pelos asiáticos do leste da Ásia se deu com as suas perseguições a certos animais gigantes, e a ocupação ocorreu a cerca de 40 ou 50 mil anos, e foi feita à pé, por desconhecerem a navegação.

Porém, não se pode considerar sensatamente uma homogeneidade migratória para a América. Não fora apenas uma única migração ou etnia que povoara tão extenso continente. Estão em voga, nos últimos anos, teorias acerca de sucessivas ondas migratórias que, em períodos e locais distintos, alcançaram as terras americanas. A primeira onda, acima exposta, fora pelo estreito de Bering há 40 ou 50 mil anos. Após esta leva de caçadores siberianos, outras migrações atingiram irregularmente o continente até a chegada dos conquistadores ibéricos: mongolóides (também por Bering), australianos (melanésios e polinésios, navegando pelo Pacífico Sul).

Fora estas, existem ainda teorias sobre povoadores europeus e africanos que teriam chegado a terras americanas há mais de 10.000 anos, contudo carentes de fundamentos mais sólidos. Entretanto, aqui no Brasil (Minas Gerais) fora encontrado um fóssil feminino com caracteres negróides. Segundo os testes realizados, esta mulher teria vivido há cerca de 11.500 anos. O fóssil ganhou o nome de Luzia. De qualquer modo, mais pesquisas e achados precisam ser efetivados para que possamos defender um povoamento africano da América, pois apenas um fóssil não caracteriza, necessariamente, uma migração pelo Atlântico em épocas tão remotas (Luzia poderia ter integrado de algum modo uma migração de grupos asiáticos, ou mesmo que a conclusão dos pesquisadores quanto à sua origem esteja equivocada). Com o desenvolvimento da navegação pelo Pacífico, as migrações podem ter se dado com certa intensidade em períodos de instabilidades sociais (guerras) ou desastres naturais nas ilhas polinésias. Assim como se espalhavam pelos arquipélagos de todo o Pacífico, seria normal que alguns grupos acabassem por alcançar a América.

EVOLUÇÃO PRÉ-HISTÓRICA DOS POVOS AMERICANOS

“O homem penetrou na América vivendo à base de plantas e animais selvagens. A princípio, os primitivos habitantes possuíam “toscos” instrumentos de pedra lascada. Há cerca de dez mil anos [...] nota-se a presença no continente americano dos chamados paleoíndios, nômades, caçadores de grandes animais, que possuíam artefatos de pedra lascada mais aperfeiçoados, como o propulsor de dardos e pontas de lança habilmente lascadas.” (AQUINO, 2000, pp. 38-9).

Os primeiros americanos tinham a caça como principal meio de sobrevivência, seguida da pesca e da coleta de frutos. Viviam em grupos bastante reduzidos, e eram nômades, isto é, se deslocavam de um lado para outro, conforme as suas necessidades vitais.Até dez mil anos atrás, o clima era menos quente e menos úmido, as áreas florestais não eram grandes e haviam muitas savanas, onde os grandes animais habitavam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com