TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte contemporânea. Como entender o seu sentido

Artigo: Arte contemporânea. Como entender o seu sentido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Artigo  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

Valéria Peixoto de Alencar*Especial para a Página 3 Pedagogia & ComunicaçãoPalavra de origem latina, "ars" significa técnica ou habilidade. Segundo o dicionárioHouaiss,arte é a "produçãoconsciente de obras, formas ou objetos voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou paraa expressão da subjetividade humana".Mas é difícil definir exatamente o que é arte. Não existeuma resposta acabada, já que são muitas asconcepções. Mesmo assim, algumas produções humanassão facilmente identificadas como "obras de arte".Para compreender uma obra de arte, é precisoconsiderar o contexto em que ela foi produzida. Ou seja,a arte é influenciada por um pensamento, uma ideologia,uma época ou lugar.

Conceito relativo

É interessante pensar que muitas obras admiradashaviam sido produzidas por comunidades que sequerconsideravam aquela atividade como "artística". É o casoda arteegípcia,ou, mais próxima de nós, da arteindígena. NoEgito antigo,a atividade plástica estava a serviço dareligião, cujas características eram politeísmo, crença naimortalidade da alma e Juízo Final.Os egípcios acreditavam que após a morte a almavoltaria para habitar o corpo ou algo que lembrasse omorto. Por isso, desenhavam figuras nas paredes - daspirâmides para os faraós, dentro de casa, para os maispobres. É o que se chama "arte tumular".Vaso de cerâmica tapajônica, encontrado em Santarém(PA).Os povos indígenas também são exemplo de comunidades que fazem objetos com finalidades diversas, sem ointuito de fazer exposições em galerias, mas igualmente com alto valor artístico."Mona Lisa", de Leonardo da Vinci (1503-1506).Museu do Louvre, França.

Abano de palha: usado por povos da Amazônia para agitar ofogo.

ARTE CONTEMPORÂNEA

Como entender o seu sentido?

Valéria Peixoto de Alencar*Especial para a Página 3 Pedagogia & ComunicaçãoSe levarmos em conta a origem da palavra arte ("ars" significa técnica ou habilidade), é curioso notar que háuma contradição: muitos artistas não expressam suas idéias através de uma habilidade técnica. Apesar de,muitas vezes, possuírem tais habilidades, estão preocupados em discutir outras questões, provocar outrasreflexões.Em 1913, momento das vanguardas européias, MarcelDuchamp propôs obras chamadas "ready-made", feitas apartir de objetos do dia-a-dia. O que ele fazia eraapresentar esses objetos de forma descontextualizada esem a possibilidade de serem utilizados. Por exemplo: ummictório no meio de uma sala, sem encanamento.Com essa "provocação", Duchamp chamou a atençãopara a arte produzida naquele momento. Ela não seriamais uma representação do real, como um retrato. Elaseria a própria realidade.

Quem decide o que é obra de arte

O objeto de arte não representa algo, mas ele é algo.Mesmo se o artista não tiver fabricado os elementos quecompõem sua obra. Duchamp também questionava oconceito de arte como associado a um ideal de belo e àcrítica de arte.O objetivo da obra de arte, assim, era também promovero debate sobre a definição e a finalidade da arte.Se não existe uma definição do conceito arte,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com