TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atestado compulsório na arte

Por:   •  12/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

A importância do ato de ler

Referência: FREIRE, Paulo- São Paulo: autores associados: Cortez, 1989- coleção polêmicas do nosso tempo, 4

Bibliografia completa

Paulo Freire nasceu em 1921, Pernambuco (Recife), ,e faleceu em São Paulo em 1997.

Cursou direito, mas dedicou-se sempre a educação. Foi professor de Português de ginásio e depois lecionou na Universidade.

Foi o criador do método de alfabetização que hoje leva o seu nome e coordenou o Plano Nacional de Educação 1963. Com a ditadura em 1964,exilou-se em diversos países. Retornou em 1979.

Sua vasta obra é muito difundida, e entre elas destacam-se os títulos “Pedagogia do Oprimido”, “Cartas a Guiné-Bissau”, “Pedagogia da Esperança; uma reencontro com a Pedagogia do Oprimido”.

No texto A importância do ato de ler de Paulo Freire, deixa claro que devemos decifrar as apalavras de um texto, analisando os pormenores, as entrelinhas. E para fazer isso é de essencial importância traze-las para nosso cotidiano, compreendendo a ideia do autor ao entender o sentido utilizado no texto.

Muitas vezes não conseguimos interpretar um texto de forma correta por deficiência do nosso vocabulário e também por nosso histórico escolar em escolas públicas, onde, na sua maioria o ensino é deficiente. A forma que nos ensinaram, muitas vezes, não é o bastante para alcançar esse entendimento claro e correto e só sabemos disso quando precisamos pôr em prática tudo que aprendemos. Com essa falta de conhecimento no mundo em que vivemos trás inúmeras barreiras e com isso, nós desanimamos e permitimos que isso tudo nos deixem em um estado de inércia.

O que devemos saber é que sempre existirão barreiras, mas devemos enfrenta-las sempre com a determinação de ultrapassa-las. Assim fazendo, perceberemos a nossa capacidade de atingir um conhecimento nunca antes imaginado por nós mesmos.

Paulo Freire ainda cita a importância de quebrar esse sistema de decorar, para isso acontecer o estudante precisa entender o significado profundo das palavras. É de essencial importância a leitura de diversos livros, não adiantará se apenas decoramos as palavras sem uma compreensão do seu real significado. Por tanto, os professores precisam trabalhar com o aluno diferentes tipos de texto, incentivando-os a leituras de inúmeros livros, debates em sala de aula, para que lá na frente eles saibam entender e interpretar com facilidade um texto e mostrar suas opiniões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com