TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Da Guerra

Trabalho Universitário: A Arte Da Guerra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2012  •  6.586 Palavras (27 Páginas)  •  1.763 Visualizações

Página 1 de 27

A ARTE DA GUERRA

Resumo

Turma: 76PMI

Disciplina: Habilidade e Competências Gerencias

Professor: Armando Nazaré Oliveira

Alunos: Cleber, Jaqueline, Paula, Sérgio

FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista

São Paulo - SP, 2012.

Sumário

1. Introdução 3

2. Resumo 4

3. Relação Livro x Disciplina 5

4. Análise de Aplicação das técnicas do livro 6

5. Conclusão 7

1. Introdução

A escolha do livro A Arte da Guerra se deve pela forma que uma obra tão antiga, com outra cultura pôde ser referência no mundo estratégico até os dias de hoje. Uma escritura já utilizada anos por diversos estrategistas para orientar nos combates, ajudando na forma de conduzir uma guerra, e trazendo isso para nosso dia a dia dentro das organizações, como gerenciar conflitos, tomadas de decisões, influências sobre os envolvidos, conceitos estratégicos entre diversos outros aprendizados que podemos tirar desta obra, algumas das estratégias utilizadas são interessantíssimas de comparar com o que vivemos hoje em dia.

Claro que algumas das situações não podemos levar ao pé da letra e comparar com as situações daquela época, exemplo quando Sun Tzu decapita as concubinas como prova de força, talvez a forma que ele encontrou também para mostrar que não estava para brincadeira e que elas deviam seguir suas ordens, este tipo de atitude que não podemos trazer para nossa realidade, mas vale a reflexão que muitas vezes precisamos criar situações para mostrar que temos poder sobre determinada situação, e precisamos fazer as pessoas acreditarem que é possível, sem atitudes agressivas.

2. Resumo

O livro se trata de treze capítulos e cada capítulo uma estratégia de como se porta dentro de uma batalha. Nos tempos antigos era comum batalha para o aumento de poder dentro dos reinados ou dinastias e se analisarmos nos dias de hoje, dentro das grandes organizações o cenário não é diferente.

Trataremos abaixo dos 13 capítulos que mostram técnicas estratégicas de guerra escrita e vivida por Sun Tzu, que agregam diversos conceitos que podem ser usadas hoje em dia nas organizações como forma de elaborar um planejamento estratégico, para ganhar uma visão macro, centralizando as informações para tomadas de decisões a fim de alcançar os objetivos estratégicos.

1 – Avaliações

O primeiro capítulo da arte da guerra é dedicado a importância da estratégia, o Planejamento, o livro relata a importância do planejar antes de agir e descreve cinco aspectos fundamentais que devem ser determinados antes de empreender qualquer ação:

a. Influencia: Transmite harmonia entre povos, fazendo com que os siga sem temer suas próprias vidas;

b. Metodologia: São os aspectos climáticos, ou seja, vento chuva, terreno etc...

c. O terreno: Referencia-se a sua extensão, ou seja, estuda o espaço e a melhor forma de como usa-lo ao seu favor, para conquistar a vitoria;

d. Comando: Define a forma que o general deve comandar o seu exercito, ou seja, os atributos que ele deve ter;

e. Doutrina: Este se refere a organização e controle.

2 – O Combate

O segundo capítulo ressalta as consequência das atitudes realizadas por impulso, e como melhorar o entusiasmo do exercito. Sun Tzu recomenda: alimente seus inimigos, os trate bem, pois um dia poderá lutar ao seu favor. A importância da conservação da energia e os recursos materiais.

3 – Estratégias de ataque

O terceiro capítulo ressalta a importante de conquistar a vitória mantendo intacto o exercito inimigo do que destruí-lo, dominar sem combater. Ressalta a extrema importância de atacar a estratégica inimiga. A importância do contra ataque, levando sempre em conta as habilidades do inimigo, conheça-o e saberás suas táticas, esteja sempre certo que é o mais forte, mais organizado e mais atento, levando em consideração estas qualidades poderá vencer a batalha.

4 – Preparação

Neste capítulo, falamos da formação, questão esta importante referente à estratégia e combate. Sun Tzu enfatiza na busca da vitoria, pelo conhecimento de agir e o de não agir, e reelabora alguns pontos como:

Li Ching disse: Na guerra, há 3 tipos de situações:

a. Situação de Moral: O gerente nunca deve desprezar o inimigo e combater com ambição, podemos dizer que são duas coisas que para o mundo dos negócios não é de bom tom utiliza-las. O desprezo atrai o desprezo, devemos sempre manter nossa carteira de amizades profissional o mais claro e respeitoso possível, pois hoje você é líder e amanhã pode não ser. Pra conquista o seus concorrentes não necessita de desprezo e sim de companheirismo. A importante sim ter ambição, porém moderadamente, ambição sim, mas sempre visando o lado ético do profissionalismo.

b. Situação de terreno ou defesa: O gerente deve saber as técnicas de defesa, ou seja, combater as diversidades do trabalho, tendo sempre um plano B, evitando riscos e possíveis contratempos inesperados.

c. Situação oferecida pelo inimigo: O gerente deve sempre estar atento às oportunidades, tanto as agradáveis quanto as desagradáveis.

5 - Propensão

Neste capitulo, Sun Tzu fala sobre a importância da organização. Ele lista a técnica de delegar a responsabilidade aos generais e seus auxiliares. Ele explica as combinações e as formas extraordinárias de auxilia-los.

6- Cheio e Vazio

Neste capitulo é abordado algumas formas de usar sua energia, encher se de energia ao mesmo tempo em que se esvazia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com