TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ballet Clássico

Resenha: Ballet Clássico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Resenha  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 2

Ballet Clássico é o desenvolvimento e a transformação da dança primitiva,que baseava-se no instinto para uma dança formada de passos diferentes, de ligações, de gestos, de figuras previamente elaborados para um ou mais participantes. A história do ballet começou há 500 anos atrás na Itália.

Nessa Época os nobres italianos divertiam seus ilustres visitantes com espetáculos de poesia,música,mímica e dança. Esses divertimentos apresentados pelos cortesões eram famosos por seus ricos trajes e cenários, muitas vezes desenhados por artistas célebre como Leonardo da Vinci.

O primeiro ballet registrado aconteceu em 1489, comemorando o casamento do Duque Milão com Isabel de Árgon.

Os ballets da corte possuíam graciosos movimentos de cabeça, braço e tronco e pequenos e delicados movimentos de pernas e pés,estes dificultados pelo vestuário feito com material e ornamentos pesados.

Era importante que os membros da corte dançassem bem, e por isso, surgiram os professores de dança que viajavam por vários lugares ensinando danças para todos as ocasiões, tais como: Casamento,vitórias em guerra, alianças políticas, etc...

Quando a Italiana Catarina de Medicis casou com o rei Henrique II e se tornou rainha da França, introduziu esse tipo de espetáculo na corte francesa com grande sucesso. O mais famoso espetáculo oferecido na corte foi o “Ballet Cômico da Rainha” em 1581, para celebrar o casamento da irmã de Catarina.

Esse ballet durava de 5 a 6 horas e fez com que a rainha fosse invejada por todos as outras casas reais européias, além de ter uma grande influência na formação de outros conjuntos de dança em todo mundo. O ballet tornou-se regularidade na corte francesa que cada vez mais aprimorava em ocasiões especiais, combinando dança com música, canções e poesia. Atinge ao auge de sua popularidade quase 100 anos mais tarde, através do rei Luiz XV. Luiz XV, rei com 5 anos de idade,amava a dança e tornou-se bailarino, e com 12 anos dançou pela primeira vez, no ballet da corte.

A partir daí tomou parte em vários outros ballets aparecendo como um deus ou alguma outra figura poderosa. Seu título “REI DO SOL”, bem vem do triunfante espetáculo que durou mais de 12 horas. Este rei fundou em 1661 a Academia Real de Música e 8 anos mais tarde, a Escola Nacional de Ballet. O professor Pierre Beanchamp,foi quem criou as cinco posições dos pés, que se tornaram a base de todo aprendizado acadêmico do ballet clássico. A dança se tornou mais que um passatempo da corte se tornou uma profissão, e os espetáculos de ballet foram transferidos de salão para teatro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com