TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila De Ballet

Dissertações: Apostila De Ballet. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  6.720 Palavras (27 Páginas)  •  818 Visualizações

Página 1 de 27

Apostila de Ballet – Prof. Carolina Carvalho

Cap 1

Introdução

História da dança

História do Ballet Clássico

Métodos de ensino do Ballet Clássico

Estilos de Ballet

Estilos de Bailarinos

Cap 2

Benefícios e Princípios básicos do Ballet Clássico

Posições dos braços e mãos

Posição dos pés e pernas

Posições do corpo

Termos de Ballet para os 1º e 2º anos

Dicas

Cuidados e Saúde do Bailarino

Sapatilha de ponta

____________________________________________

CAPÍTULO 1

Introdução

“No ballet, a maior parte dos termos técnicos são mencionados em francês. Por isso, para os alunos e alunas, as primeiras aulas teóricas ou práticas podem se tornar um paredão por desconhecimento da língua francesa. Mas aquilo que parece uma dificuldade maior (que essa apostila pretende amenizar) acaba se transformando em uma facilidade maior, pois durante a evolução da sua educação ou até mesmo da sua carreira, quando deseja e pode dirigir o seu aprendizado para o exterior, todos poderão seguir as aulas ou os comandos dos ensaios, por que a língua usada continuará a ser o francês. Os professores em qualquer parte do mundo, usam os mesmos termos em francês.

Isto é, o francês é a língua internacional do Ballet”

1 A história da dança

A dança é a mais antiga das artes

criadas pelo homem. Nas pinturas das cavernas pré-históricas, podemos ver a tentativa dos primeiros artistas de mostrar o homem primitivo dançando instintivamente, usando seus gestos e movimentos para agradar ou acalmar seus deuses, pedir chuvas, curar doenças, agradecer vitórias, celebrar alguma festa, enfim, o homem dançava em cada manifestação de vida.

A dança, como arte de divertir, surgiu com o teatro grego que incluía o canto a pantomima nos seus espetáculos dançados; os gregos foram os primeiros a usar a dança e os gestos para explicar as partes complicadas da história contada. Os antigos romanos combinavam música e dança com acrobacias e números de circo para ilustrar fábulas populares. Não só na Grécia e em Roma, mas também no Egito antigo a dança foi desde muito cedo a maneira de celebrar os deuses, de divertir o povo e a partir desse ritual se desenvolveram os elementos básicos para a arte teatral atual.

A Origem da dança:

A dança evoluiu com a humanidade......

Primitiva ou instintiva

Pantomima

Característica ou etnológica

Social ou de salão

Dança clássica ou ballet clássico

Dança a caráter

Dança moderna

Comédia musical e Jazz ballet

Folclórica

Sapateado

1.1 A História do Ballet Clássico

O ballet clássico é o desenvolvimento e a transformação dessa arte primitiva, que baseava-se no instinto, param uma dança formada de passos diferentes, de ligações de gestos e de figuras previamente elaboradas para um ou mais participantes.

- Na Itália, os primórdios

A história do ballet começou há 500 anos, na Itália. Em seus ricos salões, os nobres italianos divertiam seus ilustres visitantes com espetáculos de poesia, música, mímica e dança. Essas luxuosas e demoradas apresentações (no mínimo 3 horas) contavam com ricos e pesados trajes e cenários feitos por badalados pintores, como Leonardo da Vinci.

A primeira apresentação de ballet que se tem notícia data de 1489, comemorando o casamento do Duque de Milão Galeazzo de Sforza com Isabel de Aragon, organizada por Bergonzio di Botta.

Estas apresentações ocorridas na corte italiana possuíam delicados movimentos

de cabeça, braços, tronco, pernas e pés. Para a existência de bons bailarinos, surgiram os primeiros professores de dança, que viajavam por vários lugares ensinando para ocasiões como casamentos, alianças políticas, vitórias de guerra, etc.

O ballet chega à França

Quando a italiana Catarina de Medicis casou com Henrique II, se tornou rainha da França e introduziu com grande sucesso o ballet na corte francesa. O mais famoso espetáculo apresentado lá foi o Ballet Cômico da Rainha, ou do Reino, produzido por Balthazar Beaujoyeux em comemoração ao casamento da irmã de Catarina. Essa extravagante apresentação durou mais de cinco horas, contando com carros alegóricos, muito luxo e mais de 10 mil espectadores. O Ballet Cômico da Rainha foi uma grande influência na formação de conjuntos de dança de todo o mundo, além de invejar todas as casas nobres européias. Como diz o nome, o tema era para fazer rir, assim como todas as outras apresentações francesas da época.

Assim, o ballet ia se tornando cada vez mais popular, alcançando seu auge na época de Luís XIV. Luís XIV – Revolução. Luís XIV, rei da França com 5 anos de idade, tornou-se um grande bailarino. Desde os seus 12 anos apresentava-se em ballets da corte, e tamanho foi o seu sucesso no "Ballet da Noite" que ganhou o título de Rei Sol. Foi Luís XIV que fundou, em 1661, a Academia Real de Ballet e a Academia Real de Música, ambas dirigidas por Jean-Baptiste Lully, que criaria vários ballets. Outra pessoa que teve bastante importância nessas academias foi Charles Louis Beauchamp, dito "inventor" das cinco posições, que se tornaram a base de todo o aprendizado acadêmico do ballet clássico. Porém, apesar de todo esse acesso ao ballet,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com