TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Besouro o mais lendário herói brasileiro.

Por:   •  4/4/2016  •  Resenha  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

Besouro o mais lendário herói brasileiro, utilizava de uma exótica arte marcial, que mistura o ritmo da dança e a brutalidade da luta, para assegurar seus direitos, em uma sociedade racista, e preconceituosa de um Brasil em meados de 1897.

        Manoel Henrique Pereira, e torna besouro após, incontáveis vitorias contra policiais e autoridades do governo, essa vitória para os populares só poderia ser atribuída a uma mítica habilidade de voar, sua invencibilidade o trouxe as graças da população.

        O baiano besouro, era natural de Santo Amaro da Purificação, filho dos ex-escravos, João Grosso e Maria Haifa, mas nasceu com alforria, que naquela época pouco valia, pois negros era marginalizados e esquecidos, informais e sem direitos básicos, ignorados por todos.

        Aos vinte anos já estabelecido como besouro Mangangá, e já castigado e exausto do tratamento da sociedade para com os negros, era capoeirista de renome, e insuperável em sua arte, sempre que lhe faziam algo injusto se rebelava, o que só fez aumentar sua fama.

        Dotado de estrema habilidade, conhecido por ter corpo fechado e de desviar de balas, várias lendas mistificam tal personagem, claramente uma ameaça para seus opressores e um ídolo para o povo comum, sua morte assim como sua vida, não podia ser diferente, está envolta em mistérios, uma facada fatal lhe foi desferida após, uma desavença com um grupo de capatazes de uma fazenda, esta faca alguns dizem era feita de uma madeira sagrada capaz de anular sua resistência sobre humana.

        Um ídolo tão grande da cultura negra, porem foi deixado de lado e desconhecido pelo público em geral, este filme teve papel fundamental para o retorno deste ícone, para um povo que sofreu e ainda sofre de preconceito e racismo, besouro foi um fio de esperança para o povo negro daquela época, com este filme, os autores tentam fazer com que ele seja inspiração para o futuro, e modelo, de herói que mesmo com as adversidades, não desmoronava, e continuava vitorioso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com