TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Blá Blá

Trabalho Escolar: Blá Blá. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2014  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  323 Visualizações

comparado a outro país. Desta forma, os custos de produção são mais baixos e ambos os países podem consumir maiores quantidades de ambos os bens, ocorrendo aumento de bem-estar social em ambos os países (ALVES, 2009).

Se um país pode nos fornecer uma mercadoria mais barata do que se fosse feita por nós, é melhor comprá-la a esse país com parte da produção da nossa própria indústria, que assim é utilizada de maneira a obter alguma vantagem (SMITH, 1983).

De acordo com Adam Smith, 1776

Um país tem vantagem absoluta na produção de um bem se o mesmo é capaz de produzir uma unidade deste bem com menos tempo de trabalho

).

A noção de vantagem comparativa dinâmica apresenta-se como o principal elemento de unificação entre o padrão de trocas internacionais e a moderna teoria do crescimento endógeno (MARINHO et al, 2007).

A grande maioria dos trabalhos que combina crescimento endógeno e padrão de trocas é construída com base num modelo de dois setores, um considerado tradicional (ou de baixa tecnologia) como, por exemplo, o setor agrícola e o outro de alta tecnologia, via de regra, o setor industrial (MARINHO et al, 2007).

Na tentativa de dinamização das vantagens comparativas, novos elementos são incorporados para a explicação das mesmas: economias de escala, diferenciações tecnológicas, grau de monopólio, desigualdades em termos de dimensão e riqueza dos mercados nacionais, políticas governamentais orientadas para a criação de vantagens específicas (pesquisa, financiamento da inovação, formação em capital humano etc.) (ALVES,

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com