TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Boletao do jandirao da combustão

Por:   •  22/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução:

Este trabalho é um relato das analises dos artigos selecionados a partir dos estudos do V Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental – EDEA, realizado na Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Os artigos presentes no EDEA tendem a identificar as diferentes formas de se entender e trabalhar com a educação ambiental, fazendo assim os leitores refletir sobre suas ações frente ai meio ambiente.

Estes trabalhos seguiram as seguintes linhas de pesquisa: Educação Ambiental não Formal, Fundamentos da Educação Ambiental, Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores.

Segundo (Carvalho, 1995:61) “a educação ambiental pode ser uma pratica de ação política que interpele a sociedade, problematizando a degradação das condições ambientais e das condições de vida como processos intrinsecamente articulados.”

A preocupação com o tema educação ambiental vem crescendo diariamente, sendo este um assunto que exige discussão, reflexão e ação de toda a sociedade. Um grande problema é a falta de informação e incentivo, fatores que afastam os cidadãos da pratica da educação ambiental.

Desta forma, a problemática proposta em cada artigo, leva a consideração de que para essa prática ser realizada é preciso trabalhar com a sociedade a importância da ação de cada cidadão, respeitando suas culturas. Independente da diversidade dos problemas ambientais é preciso identificá-los e discuti-los na intenção de incentivar as reflexões que contribuam para realização de atividades referentes á educação ambiental.

Para (GRÜN, 1996:55) “a cisão entre natureza e cultura é a base da educação moderna e constitui-se em um dos principais entraves para promoção de uma educação ambiental realmente profícua.”

Na busca de uma sociedade mais consciente é de extrema importância a educação ambiental desde a infância, assim havendo a necessidade da formação de educadores com amplo conhecimento e metodologias, a fim de trabalhar o tema em questão a partir das series iniciais.

É importante que cada educador conheça o meio em que esta trabalhando, para que haja maior dialogo das causas e efeitos, das ações da comunidade frente ao meio ambiente.

Questão ambiental e educação: contribuições para o debate

Autor: Gustavo da Costa Lima

HTTP://www.cislo.br/scielo.php?pib=S1414-753X1999000200010&script=sci_arttext

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com