TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CYRANO DE BERGERAC

Por:   •  5/5/2017  •  Resenha  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 5

Em Paris, no ano 1640, um poeta e espadachim, Cyrano de Bergerac, está profundamente apaixonado por sua bela e intelectual prima Roxana. Só que ele sofre de um mal terrível: um nariz enorme, que faz com que ele tenha medo demais para se confessar. Certa noite, Cyrano vai a um salão de eventos no paço da Borgonha para mandar o ator Montfleury descer do palco, pois Cyrano tinha dito que ele estava proibido de atuar por trinta dias, mas ele pretende apresentar a peça (A Clorisa) do mesmo jeito, com Roxana na plateia. Na plateia também há um jovem nobre bonito de nome Cristiano, que diz a seu amigo Lignière que ama Roxana.

Quando Montfleury entra no palco, Cyrano o expulsa. Os marqueses e aristocratas tentando fazer Cyrano ir embora, mas ele os desafia a um duelo. Ele duela Valvert, um visconde que foi escolhido pelo Conde de Guiché para se casar com Roxana. Durante a luta, Cyrano improvisa um soneto sobre o duelo. Então, no último verso, ele derrota seu oponente, levando a plateia ao delírio. Ele recebe uma mensagem da aia de Roxana, pedindo para que se encontrem a sós na manhã seguinte. Logo após concordar, descobre que Lignière ofendeu um nobre poderoso com uma de suas sátiras. Cyrano declara que o levará em segurança até em casa e, talvez, derrotar os homens se preciso.

Na manhã seguinte, Cyrano se encontra com Roxana na pastelaria de Ragueneau. Ele quase se declara, mas ela vem antes e diz que ama Cristiano, que está se juntando à companhia de Gasconha, da qual Cyrano faz parte. Ela pede a seu primo que proteja Cristiano, e ele concorda. Fora da pastelaria, um grupo se juntou, querendo saber da boca de Cyrano sobre como ele derrotou cem homens sozinho. Ele tenta ignorá-los, chateado pelo encontro com Roxana. Os cadetes chegam e Cristiano tenta provar que é corajoso, insultando o nariz de Cyrano, coisa pela qual ele já matou antes.

Ao invés de matá-lo, entretanto, Cyrano o abraça e conta sobre os sentimentos de Roxana. Cristiano fica feliz, e então, preocupado, pois Roxana é uma jovem inteligente, e ele, um rapaz de pouco intelecto. Cyrano tem então uma ideia: ele pode escrever cartas a Roxana, fingindo ser Cristiano. A ideia alegra Cristiano, que concorda, pois vê uma oportunidade de conquistar sua amada. Enquanto isso, Cyrano ganha uma chance de expressar seus sentimentos e pensamentos sem medo da exposição.

Na noite seguinte, Roxana conta a Cyrano que acha Cristiano o maior poeta do mundo. As cartas disfarçadas de Cyrano mexeram com seu coração. O Conde de Guiché aparece e Cyrano se esconde. Agora é o conde quem tem pretensões de se casar com Roxana, e diz que pretende duelar com Cyrano após enviar o regimento para a guerra contra a Espanha. Temendo pela vida de Cristiano, ela o convence que é melhor ferir o orgulho de Cyrano ao impedi-lo de se gloriar na guerra. Ela tem êxito, mas o conde acaba indo se esconder em um monastério, para ter com ela mais tarde.

Cristiano diz a Cyrano que não precisará mais dos serviços dele, porém se atrapalhou tentando seduzir Roxana, visto que não é nenhum poeta. Irritada e confusa, ela volta para sua casa. Cyrano coloca Cristiano na frente da sacada de Roxana e se faz de ponto, sussurrando ao barão o que ele deve dizer a Roxana. Mas o homem gagueja e, então, Cyrano toma o lugar dele (escondido na escuridão) e fala a Roxana como se fosse o amado dela. Ela não resiste de amores e desce para beijar Cristiano, e faz uma artimanha com um capuchinho para casá-los enquanto Cyrano distrai o conde. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com