TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Cyrano de Bergerac

Por:   •  28/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Nome: Victor Polidoro Araújo

Professor: Allan Valenza da Silveira

Disciplina: Introdução ao texto dramático

Resenha da obra Cyrano de Bergerac de Edmont Rostand

Gênero teatral: Comédia Heróica

Enredo:

A obra conta a história de Cyrano, um homem desprovido de uma desejada beleza estética porém abençoado com uma inteligência sem igual, um bravíssimo soldado, também filósofo e poeta. Apaixonado imensamente por Roxane, sua prima.

Tudo começa em uma apresentação musical que toda a cidade se reunira para assistir. Quando está prestes a ser iniciada, Cyrano interrompe o momento e alega que é uma interpretação horrível e que não permitirá que aconteça. E ao se levantar, todos percebem o seu nariz enorme e ele próprio passa a satirizar consigo mesmo usando elementos que viriam das pessoas como ofensas para seu lado, demonstrando autoconfiança ao zombar-se em frente a todos. E, justamente pelo fato de seu nariz ser mais avantajado, Cyrano não tem coragem para se declarar para Roxane e a sua frustração com a própria aparência não o permite que veja alguma possibilidade se quer de conquistá-la.

Certo dia, Cyrano recebe uma carta da bela moça pedindo para que a encontrasse. Claro que ele tornou-se mais confiante por algum momento e, tanta foi a sua euforia, que chegou a vencer uma guerra travada contra 100 soldados. Porém, ao encontrar-se com Roxane, recebe a declaração de amor dela para um outro homem, o cadete Cristiano. E também pediu-lhe que protegesse o seu amado durante as guerras. Logo, mesmo decepcionado com tamanha desilusão, Cyrano cumpriu com a sua promessa e assim tornou-se próximo de Cristiano, descobrindo também que o mesmo ama Roxane. Assim, então, Cyrano aproveita a falta de oralidade e domínio das palavras de seu colega e oferece uma ajuda para escrever declarações em nome de Cristiano e unir o casal. Dito e feito, após a aceitação da proposta por parte de Cristiano, Cyrano, poeta e apaixonado, tratou de cumprir com o prometido e escreveu as mais belas declarações para sua amada em nome de outro homem e, ao tomar de encontro com Roxane alguns dias depois, descobriu que ela estava tremendamente apaixonada pelas lindas palavras poéticas que recebera nas cartas, sabendo, inclusive, de memória cada frase dita em cada poema. Porém, ao acontecer o primeiro encontro entre Cristiano e Roxane, ela percebeu que o homem é um fracasso e nada se parece com o grandioso mentor das lindas poesias que recebera e tratara com tanto amor. Ao acompanhar o encontro decepcionante de longe, Cyrano encontra maneiras de se comunicar escondido com Cristiano e formula frases para que ele converse com a moça e assim a conquiste mais. Sendo assim, logo Roxane tornou-se impressionada com o que ouvia e aconteceu o primeiro beijo entre eles. Apesar dos ciumes e de toda a tristeza pela situação, Cyrano ajuda os dois a se casarem às escondidas.

Após isso, Cristiano e Cyrano são enviados para uma batalha e então o cadete percebe que o poeta é profundamente apaixonado por Roxane também. Assim, mesmo que tivesse a companhia da moça, Cristiano incentiva que Cyrano finalmente se declarasse para a mulher que tanto ama, pois ela ama a pessoa que escreveu-lhe cartas e encantou-a com profundas palavras de amor. Mas mesmo assim, Cyrano ainda alega que a moça é apaixonada por Cristiano, que, durante a luta acabou perdendo a vida, deixando uma ultima carta no bolso para Roxane. Que ficou em profundo luto pela morte do amado e, assim, passou a viver em um convento, sempre de preto. Nos quatorze anos que se passaram, Cyrano sempre a visitou aos sábados. Até que em uma das visitas, chegou ferido e muito fraco. Pediu para Roxane pegar a última carta que tomara do bolso do falecido marido,  e ele mesmo leu-a com muito amor e emoção. Revelando, então, o seu profundo amor pela mulher, que também percebeu o sentimento envolvido na situação e confessou sempre ter amado a alma das cartas. E, neste último encontro com tais revelações, Cyrano pede para que Roxane estenda seu amor para depois da morte e torna a falecer no colo da amada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com