TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracteristicas Hitchcock De Filmagem

Artigos Científicos: Caracteristicas Hitchcock De Filmagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 4

Uma mulher acorda no meio da noite, ao som do telefone. Ela se levanta e segue para a sala, sem saber que um assassino está à espreita, atrás da cortina. A cena do filme Disque M para Matar é uma das muitas que marcaram o cinema do diretor britânico Alfred Hitchcock (1899-1980).

O responsável por clássicos como Um Corpo que Cai, Janela Indiscreta, Psicose, Os Pássaros e A Sombra de Uma Dúvida levou o gênero suspense às últimas consequências. Ao longo da carreira, ele aprimorou técnicas únicas que geram medo e aflição nas plateias, tornando-se um dos pioneiros no suspense psicológico.

Hitchcock começou no cinema mudo inglês e foi parar em Hollywood, onde construiu uma carreira de sucesso, influenciando diversas gerações de cineastas. Hoje, é considerado um mestre do suspense e está para a sétima arte assim com Kafka e Edgar Allan Poe estão para a literatura.

O SaraivaConteúdo levantou alguns elementos que são parte da marca autoral do diretor.

NÃO FALE, MOSTRE

É possível filmar o que os personagens estão pensando ou o perigo que os ronda? Hitchcock acreditava no impacto da imagem. Para ele, olhares, gestos e movimentos podem dizer muito mais do que diálogos explicativos, mostrando ao telespectador, de forma privilegiada, o que o personagem não viu ou o que ele realmente pensa e sente.

A ARTE DA MONTAGEM

O diretor aprimorou a técnica da montagem e elevou o seu potencial para narrar visualmente uma história. Na cena do chuveiro de Psicose, que dura 45 segundos, foram feitas 70 posições de câmera.

Segundo Hilton A. Green, seu assistente, Hitchcock “era um montador quadro a quadro. Ele se debruçava sobre um fotograma para descobrir o ponto preciso em que uma cena deveria ser cortada”.

ANGULAÇÕES E PONTO DE VISTA

No filme Janela Indiscreta, toda a trama se passa dentro de um apartamento, no qual o personagem espia a vizinhança. O telespectador assiste a tudo apenas com a visão dele, mas a câmera escolhe muito bem qual a exata atenção a dar para os objetos, janelas e close-ups para gerar a tensão necessária.

Cena do filme Janela Indiscreta, vista pelo protagonista

FALSO CULPADOS E FALSOS INOCENTES

Em A Sombra de Uma Dúvida, a mocinha descobre que seu gentil tio é um serial killer. Nos filmes de Hitchcock, herói e vilão passam por provocações morais. Muitas vezes, a bondade e a maldade convivem num mesmo personagem, revelando novas camadas psicológicas. Outras vezes, é o sujeito bonzinho quem precisa provar sua inocência. O espectador é convidado a entrar no jogo, tentando adivinhar as pistas e quem é quem.

STORYBOARD

O storyboard é um desenho que contém o plano de visualização da história. Hitchcock foi um dos primeiros diretores de Hollywood a usar a técnica. Ele planejava minuciosamente cada cena, ângulo e detalhe, num processo contínuo para conseguir o efeito desejado.

Storyboard da cena do chuveiro em Psicose

HUMOR

Fora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com