TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Civilização Egipicia

Trabalho Universitário: Civilização Egipicia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 6

Sociedade Egípcia

A sociedade egípcia estava dividida em várias camadas, sendo que o faraó era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam importância na sociedade. Esta era sustentada pelo trabalho e impostos pagos por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes.

Os antigos egípcios deixaram muitos registros sobre sua sociedade: pirâmides, esculturas, pinturas, templos, miniaturas e objetos de uso diário.

Na representação da figura humana, o rosto era sempre apresentado de perfil, mesmo os olhos sendo mostrados de frente. Isso nos dá certo ar de irrealidade. O tronco era apresentado de frente, mas as pernas sempre estavam de perfil. Esse é um aspecto bem curioso e chama-se lei do frontalidade.

É fácil observar essa característica na maior parte dos auto-relevos e representações pictóricas do antigo Egito.

Há outra coisa muito curiosa a respeito dos monumentos do antigo Egito e a Esfinge de Gizé que não tem o seu nariz completo porque foi destruído por uma bala de canhão.

As pessoas mais importantes eram representadas em tamanho maior. Assim, o Faraó era sempre maior do que sua esposa. Em seguida a esses, pela ordem de tamanho, vinham os sacerdotes, os escribas, os soldados e finalmente o resto do povo. Por isso transmite-se a idéia de que os faraós eram figuras gigantescas, o que nem sempre era verdade.

As figuras masculinas usavam o tom vermelho e as figuras femininas o tom ocre.

A escrita

A escrita egípcia também foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de idéias, comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas principais de escrita: a escrita demótica (mais simplificada e usada para assuntos do cotidiano) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos). As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Em todas essas manifestações, eles se mostraram artistas refinados, capazes de produzir obras de uma beleza que ainda hoje nos sensibiliza. Uma espécie de papel chamado papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para registrar os textos.

A vida após a morte

Os egípcios acreditavam em muitos Deuses e na vida após a morte. Segundo suas crenças, o morto encontraria na vida eterna as melhores coisas que tivera em vida. Mas para isso era preciso que seu corpo fosse conservado eles tiravam os órgãos das pessoas, como, cérebro coração e outros órgãos internos. Em seguida aplicavam conservantes no corpo depois era envolvido em faixas de linho, sendo assim a alma do morto já estava preparada para ingressar na eternidade. Como era ressurreição como eles imaginavam pintavam-se quadro como eles eram para que quando voltassem à vida, ali estaria para que fossem montados todos os órgãos em seus devidos lugares. “Eles pensavam em deixar informações anatômicas ali”.

Durante um tempo, os faraós foram sepultados em pirâmides, sacerdotes e altos funcionários eram enterrados em tubas grandiosas. Mas a maioria das pessoas mortas eram colocadas em túmulos simples. As pirâmides não eram apenas monumentos funerários eram também um símbolo do poder daqueles que as mandavam construir. Quanto mais altas, maiores eram o prestigio e o poder da pessoa sepultada. Além disso, os egípcios consideravam que as pirâmides era o lugar de onde o espírito eterno do faraó morto podia subir ao céu todos os dias.

É difícil imaginar como eram construídas as pirâmides. Devemos sempre ter em mente que foram levantadas dezenas de séculos antes de Cristo. Esse corte representativo é da pirâmide de Quéops, uma das maiores. Essas construções foram erguidas unicamente com a função de túmulo e de preservação do faraó. A arquitetura egípcia era monumental em todos os aspectos.

As Pirâmides de Gizé são estruturas monumentais construídas em pedra. Possuem uma base retangular e quatro faces triangulares que convergem para um vértice. Estas três majestosas pirâmides foram construídas como tumbas reais para os reis Quéops, Quéfren, e Menkaure.

A maior delas, com 160 m de altura, chamada Grande Pirâmide, e foi construída cerca de 2550 a.C. para Quéops, no auge do antigo.

As pirâmides de Gizé são um dos monumentos mais famosos do mundo. Como todas as pirâmides, cada uma faz parte de um importante complexo que compreende um templo, uma rampa, um templo funerário e as pirâmides menores das rainhas, todo cercado de túmulos (mastabas) dos sacerdotes e pessoas do governo, uma autêntica cidade para os mortos.

Para os egípcios, a pirâmide representava os raios do Sol, brilhando em direção a Terra. Todas as pirâmides do Egito foram construídas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com