TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Protótipos

Tese: Conceitos Protótipos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Tese  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

Conceitos

Protótipos:

São formas tangíveis e tridimensionais, a partir de diferentes pontos de vista em oposição aos desenhos. Com protótipos, testes e medições podem ser realizados para verificar se existe uma solução para problemas presentes. São ferramentas eficazes para comunicar ideias de produtos e conceitos. A construção de protótipos é uma forma de visualizar a forma do produto final. Mais especificamente, os protótipos servem ao processo de concepção.

Na pratica do design, os protótipos são utilizados como passos importantes no processo de desenvolvimento do produto. Servindo a indústria para testar aspectos de produtos, construções de mudança e detalhes, e para estabelecer um consenso a forma final.

Funções:

Na produção em massa, os modelos são realizados para testar a funcionalidade e ergonomia. Mudanças que precisam ser feitas após a preparação de produção muitas vezes são caras e demoradas. O prototipo final serve, assim, para a preparação e planejamento da produção. A primeira fase no processo de produção é chamado de série nula: estes primeiros produtos (ainda um tipo parcial de protótipo) são usados para testar o processo de produção.

Protótipos são usados por três razões:

• Geração e desenvolvimento de ideias e conceitos;

• Comunicação de ideias e conceitos em equipes de projeto;

• Testar e verificar as ideias, conceitos e princípios de soluções

CLASSIFICAÇÃO

Modelo volumétrico: são modelos conceituais feitos com material único, muitas vezes com acabamento simplificado, sem pintura ou revestimento.

O modelo volumétrico serve para experimentar a aplicação de determinado material, testar as formas e a funcionalidade e eficiência estética de uma solução proposta.

Sketchmodel: são tipos de protótipos que são usados com frequência na fase de geração de ideias e conceitos. Materiais simples são utilizados, tais como papel, papelão, espuma, madeira, adesivos, fios e solda.

Sketchmodels são usados para visualizar as primeiras ideias e desenvolve-las em melhores conceitos. Muitas vezes você vê um processo interativo entre esboças, fazendo sketchs e fazer uma segunda geração de sketchmodels.

Modelo de provas: são usados para verificar se determinados princípios técnicos funcionam, muitas vezes os detalhes são deixados de fora, e apenas formas rudimentares e princípios de trabalho são construídos. Também são chamados de FUMO – Modelo Funcional.

Com base no momento da geração da ideia ao nível de detalhe, é determinada a escolha dos materiais. No inicio da produção, os modelos são frequentemente construídos a partir de papel, papelão e espuma. No final da geração de ideias, conceitos são feitos de espuma, madeira e/ou metal.

Mock-Up: é um modelo em escala 1:1 da ideia do produto, com apenas as características externas da ideia do trabalho, e não os princípios técnicos de trabalho.

Um mock-up é construído muitas vezes no final da geração de ideias, para visualizar e apresentar conceitos finais. É também chamado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com