TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e tipos de planejamento

Pesquisas Acadêmicas: Conceito e tipos de planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.129 Palavras (13 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

Diante do cenário econômico, social, político e financeiro cada vez mais acirrado, as organizações buscam maiores ganhos de competitividade e diferenciação de mercado. Nesse novo contexto, o foco passa a ser as pessoas e suas competências. O objetivo deste trabalho é restaurar o debate teórico sobre competência, explicitando o conceito em seus vários níveis de compreensão e relacionando-o aos processos de aprendizagem organizacional.

Planejamento

O que é planejamento?

Planejamento é o ato de traçar planos para se alcançar um objetivo, a fim de economizar tempo, dinheiro, ter um controle maior sobre a direção a ser tomada durante o percurso, e ter uma ideia dos obstáculos que virão pela frente. Para ter um bom planejamento você deve ter um ponto inicial, e um ponto final, que é o objetivo, com a experiência da equipe vai se traçar uma rota para alcançar esse objetivo no melhor tempo possível e com menor custo também. O planejamento não é o final, e sim o ponto de partida, necessita de um líder para ter o controle e certeza de que tudo esta sendo feito conforme os planos, não são só porque você tem um planejamento que o objetivo vai ser alcançado, você não terá problemas durante a execução, ele serve justamente para isso, para se ter uma ideia dos problemas que possam surgir, se antecipar a eles, e aumentar a chance de alcançar o objetivo.

Tipos de Planejamento

Planejamento Estratégico: é a analise do ambiente externo visando às tendências do mercado e qual o seu market-share, utilizando internamente a analise SWOT e estipulando metas e objetivos a ser alcançados.

Planejamento Tático: é a analise de recursos e insumos da organização para execução das metas estipuladas pelo planejamento estratégico.

Planejamento Operacional: é a distribuição de tarefas e a execução com qualidade e eficácia das atividades que foram estipulados pelo planejamento estratégico e tático da organização.

Comparativo

Conforme OLIVEIRA (2009),

Levando em consideração esses grandes níveis hierárquicos, classifica o planejamento em três tipos: Planejamento estratégico; Planejamento tático; Planejamento operacional.

O planejamento estratégico está associado ao primeiro nível organizacional, caracterizado por estabelecer objetivos de longo prazo que tem um poder de impacto global, ou seja, afetam a organização como um todo.

O planejamento tático relaciona-se ao nível tático, traçando objetivos de mais curto prazo e que afetam somente alguma área funcional da empresa.

Já o planejamento operacional é a formalização, principalmente através de documentos escritos, metodologias de desenvolvimento e implantação de resultados a serem alcançados pelas áreas funcionais da empresa. São representados pelos planos de ação ou planos operacionais.

As diferenças básicas entre os três tipos de planejamento são em relação ao prazo, amplitude, risco e flexibilidade. Por exemplo, o planejamento estratégico é de mais longo prazo que o tático, que por sua vez é de mais longo prazo que o operacional. E o planejamento operacional já é mais flexível que o planejamento tático, pois não leva em consideração a empresa como um todo.

Conforme LACOMBE (2003)

Planejamento Estratégico é um processo que define a razão de ser e os objetivos de longo prazo da organização, estabelece os programas de ação para alcançá-los e aloca os recursos necessários para tanto.

Planejamento Tático integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. É importante ressaltar a temporalidade deste processo. Ele não é de longo prazo, mas devem ir além dia-a-dia, tendo uma visão de médio prazo e é neste momento que os “gestores executivos” têm a oportunidade de colocar suas contribuições, analisando a organização como um todo e estabelecendo os planos para alcançar os objetivos estratégicos. Esta aqui um momento oportuno para se estabelecer os KPI´s de médio prazo. Como é nesta fase onde os recursos começam a serem detalhados, os planos de investimentos/treinamentos aqui devem ser indicados.

O Planejamento Operacional ou Orçamento estuda as receitas, custos e despesas, indicando os valores que são necessários para manter o empreendimento no momento e no futuro, considerando tendências e objetivos estratégicos definidos. Não somente as questões de valores, que são de suma importância, mas também toda a estrutura das Operações necessárias para a geração dos componentes valorados.

Vimos nos passos anteriores à importância do planejamento e seus tipos, ele deve ser usado como ferramenta para alcance dos objetivos da empresa, deve ser bem estruturado, de forma a cortar custos, cumprir prazos, aumentar a qualidade do serviço, assim evitando a perda de clientes.

Através de seus tipos ele abrange diversas áreas da empresa, o estratégico, visa onde estamos e onde queremos chegar, são objetivos para serem obtidos em longo prazo, o tático, desenvolvido por gerentes, supervisores, é focado em todos os departamentos da empresa e o operacional, que é o de curto prazo, o que esta sendo feito hoje.

Artigos

Professor Roberto Shinyashiki

No texto do professor Roberto Shinyashiki, vimos à importância da visão, como ela pode nos ajudar a evoluir, onde uma pessoa que tem visão consegue enxergar uma oportunidade onde a maioria só consegue ver a derrota, e como essa falta de visão pode custar nossos empregos, nossos amores, geralmente percebemos essa falta de visão quando a oportunidade passa, um visionário trabalha no presente, pensando como o resultado será no futuro, essa visão só traz benefícios, com ela aguçada não perdemos tantas oportunidades, mas como sabemos a maioria das pessoas ainda não tem essa visão.

Professor Santos

No texto do Professor Santos, vimos como o planejamento sempre foi e sempre será uma necessidade do ser humano, antes os nômades, agora as grandes empresas, onde sem planejamento seria impossível sua sobrevivência no mercado. O planejamento viabiliza a visão antecipada dos fatos, não que não teremos problemas, as empresas não podem tomar medidas de solução de problemas conforme vão acontecendo, vimos que a atividade humana realizada sem o mínimo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com