TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conservação E Restauro De Escultura

Artigo: Conservação E Restauro De Escultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  8.496 Palavras (34 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 34

Introdução

O presente texto trata-se do relatório das atividades desenvolvidas no decorrer das atividades realizadas em ateliê de escultura, especificamente na disciplina de Conservação e Restauro de Escultura Policromada, correspondendo ao estagio supervisionado na FAOP (Fundação de Arte de Ouro Preto), na formação do Curso Técnico em Conservação e Restauro, discorrendo sobre todos os procedimentos realizados. É de fundamental importância o trabalho em equipe, pois discussões, troca de informações e experiências tornam o trabalho mais eficiente e enriquecedor, estando juntos docentes, discentes e equipe técnico-administrativa, assegurando assim a integridade da obra bem como a qualidade das intervenções realizadas, para devolver às comunidades o seu objeto de devoção, na sua plenitude física e seu valor estético e histórico, preservando assim o patrimônio histórico e cultural.

O trabalho realizado trata-se da escultura policromada representando o “Cristo Morto”, uma obra de grande valor para a comunidade da Igreja das Mercês do distrito de Antônio Pereira em Ouro Preto, estado de Minas Gerais, pois é uma imagem devocional, utilizada em procissões em ocasiões da Semana Santa. O autor da obra é desconhecido, não havendo, portanto, nenhuma referência documentada do mesmo.

A arte de esculpir em Minas Gerais, na antiga Capitania das Minas de Ouro, no período aurífero produziu grandes artesãos talentosos, muitos ainda continuam no anonimato. Os escultores, chamados entalhadores, assim como os pintores e douradores, cada qual com sua atribuição, eram reunidos em categorias diversas, chamados “ofícios mecânicos”.

Minas Gerais sempre se destacou no panorama das escolas brasileiras de imaginária sacra, em virtude do Antônio Francisco Lisboa , o Aleijadinho, considerado o maior artista da época. No Brasil, sob influência de Portugal, a religiosidade marcou todo o processo colonial, e é profusa a arte sacra em todo o país, com representação significativa do patrimônio histórico da humanidade.

Breve Histórico do Distrito de Antônio Pereira em Ouro Preto

O distrito de Antônio Pereira² em Ouro Preto fica a 14km da cidade de Ouro Preto, aos pés da Serra Geral, região de grande beleza natural, cercada de montanhas e cachoeiras. A exploração foi iniciada pelo bandeirante Antônio Pereira, dando ao lugar o nome de Bom Fim do Mato Dentro. Mais tarde outros bandeirantes se dirigiram ao local como: Antônio Mateus Leme, Antônio Pompeu Taques e o padre João de Inhaia. No local foram fundadas diversas minas como as do Romão, Mata-Mata, Macacos, Manoel Teixeira, Capitão Simão e as Fazendas do Barbaçal, Mateus das Moças e da Rocinha.

Em 1716 foi fundada a primeira igreja, toda estruturada em pedra de canga, em louvor à Nossa Senhora da Conceição, que em 1720, foi elevada à categoria de Matriz e em 1752 passou a pertencer ao Bispado da cidade de Mariana.

Fig. 1: Igreja das Mercês – Distrito de Antônio Pereira.

Foto: Imaculada Carvalho, 26/05/2013.

Fig.2: Rua do Distrito de Antônio Pereira

Foto: Imaculada Carvalho, 26/05/ 2013.

Fig.3: Ruína da Igreja incendiada.

Foto: Imaculada Carvalho,26/05/ 2013

Por volta de 1720, a imponente Matriz sofreu um incêndio e ardeu em chamas. E para este acontecimento existem duas versões: Negligência ou roubo seguido de ateamento de fogo. No local hoje existem as ruínas da Matriz onde por dentro e por trás tem cemitérios.

Fig. 4 : Gruta da Lapa.em homenagem à N.S. da Conceição

Foto: Imaculada Carvalho, 26/05/ 2013

No distrito de Antônio Pereira tem a formosíssima Gruta da Lapa dedicada à Nossa Senhora da Conceição. Segundo a história contada pelo povo, crianças brincavam no local e encontraram numa gruta uma imagem de Nossa Senhora da Virgem da Conceição e levaram-na para a igreja, mas quando voltavam à gruta, novamente a encontravam lá. Então, respeitando a sua vontade, construíram no local um altar, que hoje é uma atração e recebe romeiros de todas as regiões, principalmente no dia 15 de agosto, data na qual é festa no distrito.

Com a decadência do ouro veio também o declínio econômico da região e somente por volta do ano de 1950 teve início ao novo ciclo de mineração, sendo agora de ferro, que perdurou até a data de 1970. E logo o distrito entrou novamente em declínio.

Em 1984, foi descoberto que o distrito está assentado em grandes jazidas de minério e 3 grandes empresas instalaram-se no local: A Samarco, Samitri e C.V.D.R (Companhia Vale do Rio Doce).

Mas os costumes e tradições antigas vão se perdendo com o passar do tempo, à medida que o distrito vai se urbanizando.

O distrito de Antônio Pereira tem hoje uma população de aproximadamente 3500 habitantes. É uma área ainda pobre, mas com a tendência de bom crescimento e se tornar um dos mais desenvolvidos da cidade de Ouro Preto.

1 - Dados de Identificação da Obra

Título: Cristo Morto

Autor: Desconhecido

Dimensões: 160cmx48cmx25cm

Técnica: Escultura entalhada em madeira, policromada e dourada

Época: Provavelmente segunda metade do século XXVIII e início do século XIX

Origem: Distrito de Antônio Pereira, Ouro Preto

Procedência: Igreja Nossa Senhora das Mercês de Antônio Pereira

Proprietário: Arquidiocese de Mariana, Minas Gerais

Data de Entrada: 27/09/2012

Data de Saída:

Aluno Responsável: Equipe: Anna Carvalho, Cirlange Maia, Imaculada Conceição Carvalho e Maria de Lourdes Wanderley

Aluno responsável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.2 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com