TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conservação E Restauro De Bens Culturais M óveis

Trabalho Universitário: Conservação E Restauro De Bens Culturais M óveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 3

Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis

Cuidando do Patrimônio

O porquê da conservação e restauração do Patrimônio Cultural.

Ao se propor conservar ou restaurar algum Bem cultural, entende-se que ele digno de permanência por seu valor cultural, ou seja, como um elemento que, de alguma forma, representa a cultura de um povo. Os bens culturais formam aquilo que chamamos de patrimônio histórico e artístico, ou mais precisamente constituem o nosso Patrimônio Cultural.

O Patrimônio Cultural é um conjunto de bens culturais, e tem seu valor reconhecido por um determinado grupo, ou mesmo, por toda a humanidade. Normalmente o patrimônio cultural é dividido em duas categorias: os bens intangíveis e os bens tangíveis. Conservador/restaurador é o profissional que irá atuar sobre os bens tangíveis. O patrimônio tangível pode ser dividido em mais duas categorias: bens culturais imóveis e bens culturais móveis.

Os Bens Intangíveis – São considerados bens dessa categoria a tradição oral, as crenças, idéias e costumes, etc...

Os Bens Tangíveis são divididos em dois:

Bens Móveis – obras de arte, livros, documentos, fosseis, etc...

Bens Imóveis – construções arquitetônicas, sítios arqueológicos, etc...

Preservar o patrimônio cultural é algo de enorme importância para o crescimento social e cultural de um povo, pois os bens culturais retêm todo um conjunto de informações. Eles podem refletir crenças, idéias e costumes, além de demonstrar um determinado gosto estético ou algum tipo de conhecimento tecnológico, e servir como documento das condições sócio-políticas e mesmo da economia das civilizações.

O patrimônio cultural pode ser entendido como um resultado ou extensão do pensamento humano. O contato com bens culturais permite acesso a uma cultura coletiva, e se constitui em um processo dinâmico, pois acaba por potencializar a reflexão e o senso crítico. Além de tudo, Patrimônio Cultural pode ser entendido como uma espécie de referencial social, permitindo com que o homem melhor se localize no tempo e no espaço, a partir deste patrimônio. Nesse sentido, o Patrimônio Cultural pode impulsionar a transformação social, potencializar a criatividade, desenvolver o enriquecimento cultural. Tudo isso justifica a sua preservação, conservação, e o seu restauro quando necessário.

Fonte

Conservação e Restauro UFPel. CR Cuidando do Patrimônio 2011. Disponível em: conservaçãoerestauro.wordpress.com/profissão/cuidando-do-patrimonio/

Resumo

Texto:

A arqueologia da arquitetura: um modo de entender e conservar edifícios históricos.

Regina A. Tirello.

A arqueologia da arquitetura PE uma disciplina nova que vem se afirmando internacionalmente, em especial na Espanha e Itália, com estudos aplicados à arquitetura medieval. Seus instrumentos principais de pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com