TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentário Pensi Historiada Arte

Por:   •  27/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

 Relatório

 Documentário-Pensi-historiada arte- arte moderna

A arte moderna não tem data precisa de nascimento, foi acontecendo gradativamente no fim do séc. XIX, e no inicio do sec. XX até os anos 60.

Um dos primeiros artistas considerados modernos foi o Manet. Ele se deu conta de que o quadro não tem a obrigatoriedade de transmitir perfeição e desafiou os padrões clássicos abordando temas considerados ‘tabu’: os submundos das cidades, a prostituição e temas que contrariavam a sociedade da época.

Logo, foi aparecendo movimentos dentro do modernismo. O impressionismo, criado por Monet, vai valorizar a luz e seus reflexos, a aplicação das cores diretamente na tela, sem o uso de desenhos. Monet vai inspirar vários artistas como, Renoir e Edgar Degas, este irá valorizar os centros urbanos e as luzes artificiais.

Alguns artistas foram além do impressionismo, como Vincent Van Gogh. Van Gogh transmitia sentimentos e expressões por meio das pincelas, sua marca registrada. A arte tornou-se um meio expressivo, onde Vincent imprime totós os seus demônios e tormentos na tela. Junto à ele, estiveram também, Paul Cézanne que se expressava através de figuras geometrizadas, e Paul Gauguin que transmitia sensações (quente, frio e movimento) na imagem através das cores. Este grupo de artistas é considerado pós-impressionista

Os pós-impressionistas criaram varias ideias que foram seguidas pelas Vanguardas europeias, estas consideradas o apogeu da arte moderna. As vanguardas  seguiram os avanços tecnológicos, científicos e filosóficos que ocorriam no mundo iniciados por volta de 1905.

A partir de 1905 os artistas começaram a questionar o que era a arte e qual a sua importância. Começam a classificar a arte como meio de comunicação capaz de transmitir ideias, conceitos, filosofias e visães de mundo.

Um dos primeiros grupos artísticos a seguir isso é o Fauvismo. Para os fauvistas a arte é um meio de expressão através das cores, o artista deveria transmitir a partir das cores, sensações e ideias.

Outro grupo de vanguarda que se desenvolve é o expressionismo. O movimento vai trabalhar cores com um caráter muito expressivo galgado a partir das ideias de Van Gogh.

Dentro das vanguardas europeias temos a desenvolvida por Pablo Picasso, o cubismo, esta tinha o intuito de mostrar a realidade fragmentada e encaixada em formas geométricas.

O futurismo foi uma das mais agressivas entre as vanguardas. Ilustrava as ideias de Marinetti, baseando-se na maquina, na velocidade e no novo. Pregava a destruição do clássico tentando mostrar  dinamismo do moderno.

O Dadaísmo foi o movimento mais questionado. Ele se associa à loucura e à falta de logica pra questionar a racionalidade do ser humano.

O surrealismo surge após o dadaísmo, dando continuidade ao questionamento, não sobre a arte, mas sim sobre o ser humano. As obras eram baseadas no subconsciente, nos sonho, trazendo uma distorção da realidade. O artista mais famoso do movimento é o Salvador Dalí.

A importância da arte deixou de ser o tema, mas como era retratado. Essa tendência foi se intensificando até que artistas deixaram totalmente a figura, vão entender que as cores, linhas, e formas podem criar um sentimento, um significado, são as artes abstratas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com