TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURAÇÃO E PERCEPÇÃO MUSICAL

Por:   •  3/3/2016  •  Resenha  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

ESTRUTURAÇÃO E PERCEPÇÃO MUSICAL I

[pic 1]

Curso: Licenciatura em Música

Professor(a): Alex Tiso

Nota:

ATV - AVALIATIVA

Valor: 5,0 pontos

Aluno(a): Franklin Bruno da Silva Barros

Data: 28/02/2016

QUESTÕES

1- A partir do que foi assistido no vídeo “Explorando o Mundo da Música – Transmissão” e da leitura do texto “Notação Musical” do professor Daniel Gohn, redija um texto, de no máximo uma folha, fonte 12, times ou arial e espaçamento 1,5 falando sobre a importância do surgimento da escrita e os desdobramentos na educação musical - Qual a importância da leitura musical no processo de ensino-aprendizagem em música?

        Por volta do século X com o surgimento da pauta, a escrita musical da qual nós conhecemos hoje começou a ganhar forma, antes, como pode ser observado no vídeo: “Explorando o Mundo da Música – Transmissão”, o aluno tinha que repetir exatamente o que o professor fazia e decorava as aulas para que pudesse praticar, ou seja, para se aprender com um bom professor ou grande músico, o aluno tinha que estar junto do professor. As aulas tinham que ser cem por cento presenciais, pois como não havia uma forma de guardar informações ou mesmo como passar essas informações se o próprio professor não estivesse presente, não havia possibilidade de o aluno estudar sozinho.

        Com o surgimento da escrita musical, um compositor pode expressar na pauta os seus sentimentos e um interprete mesmo nunca tendo ouvido aquela peça pode tentar interpretar os sentimentos que o compositor quis passar através de tal música. Claro que a escrita musical ainda tem muito que avançar em termos de exatidão concordando aqui com o professor doutor Aaron Copland quando ele diz:

Eu gostaria que nossa notação e nossas indicações de tempos e dinâmicas fossem exatas, mas a honestidade me força a admitir que a página escrita é apenas uma aproximação; é apenas uma indicação de quão perto o compositor consegui chegar ao transcrever seus pensamentos para o papel. Além desse ponto o intérprete está sozinho (COPLAND, 1952, apud GOHN, 2009, p. 43).

        Apesar da falta de exatidão, graças à escrita musical, hoje um aluno pode aprender com qualquer mestre sem ter que estar obrigatoriamente na presença deste. Ou seja com o surgimento, evolução e melhoramento da escrita musical, hoje um aluno pode aprender até mesmo com um mestre que já morreu a séculos o que não era possível sem a escrita musical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (42.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com