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Edson Luis Vecchietti

Artigo: Edson Luis Vecchietti. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  242 Visualizações

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Pesquise obras que representem cada um dos movimentos de design (a partir da página 52 do livro texto) e faça um documento (texto) com ao menos uma obra de cada movimento e eleja aquele movimento que você mais se identifica, ou seja, aquele que você julga ser o mais interessante, trazendo mais uma imagem de obra deste movimento, justificando sua escolha.

Os movimentos que vieram enriquecer a história do design, são respectivamente:

1. Shakers ,

O exemplo mais estudado das influências pioneiras no design moderno quanto a requisitos de simplicidade e funcionalidade, é o do movimento dos Shakers (estabelecido em 1774 nos EUA). Para os Shakers, a estética aliava-se à ética do conceito de que «o que é prático é belo».

A Comunidade dos Shaker data do fim do século xviii – um grupo cristão, fundado nos EUA por Ann Lee, imigrante vinda da Inglaterra. Originaram deste movimento cerca de 20 comunidades Shaker, na Nova Inglaterra, no Kentucky, Ohio e Indiana. Implantado o celibato como regra de vida geral, o crescimento verificou-se por adopção de novos membros, vindos do mundo exterior.

Toda a propriedade era colectiva. Supostamente, hoje restam apenas 6 (seis) Shakers praticantes. Com base numa economia auto-suficiente, todos os móveis, ferramentas e meios de produção eram fabricados artesanalmente (mais tarde, em regime semi-industrial) na comunidade, para seu próprio uso ou para venda externa; deviam de ser realizados conscientemente, o melhor possível, simples e sem elementos supérfluos, como, por exemplo, decorações.

2. Arts na Crafts

O movimento de reforma Arts and Crafts — uma busca pelo «autêntico» e «significativo» — deve-se em grande parte à acção do artista, poeta, tipógrafo e agitador social William Morris. Quando a produção industrial se tornava já um facto consumado, ele ficou aflito pelo mau gosto, a desumanização progressiva das condições de trabalho e a poluição ambiental.

Este repúdio levou-o a defender a promoção qualitativa da produção artesanal contra a produção industrial. Morris - e o movimento Arts and Crafts - não se distraía com meras ornamentações e chamava a atenção para os problemas estruturais.

Tentou fazer frente aos avanços da indústria e pretendia imprimir em mobiliários, texteis e objetos

o traço do artesão-artista, que mais tarde seria conhecido como designer.

Arts and Crafts foi influenciado pelas idéias do romântico John Ruskin e liderado pelo pseudo-

socialista e medievalista William Morris.

3. Art Nouveau

A Art Nouveau - ou Nova Arte - é um estilo artístico que surgiu após a 2ª Guerra Mundial e que se relacionava diretamente com a segunda revolução industrial.Surgiu com a intenção de explorar novos materiais como o ferro e o vidro - materiais que eram usados nas construções dos prédios da época. Em sua essência o movimento trabalha a decoração e a característica principal são as formas orgânicas, com contornos sinuosos e assimétricos, influenciadas pela natureza, valorização dos trabalhos artesanal, entre outras. O movimento influenciou diversas áreas, como a arquitetura e o design, através dos mosaicos, dos vitrais e dos móveis. Nesta área destacam-se os designers de móveis Carlo Bugatti, Eugéne Gaillard, Louis Majorelle, Henry Van de Velde. Embora o estilo tenha algumas influências nas artes plásticas, estas não foram seu ponto forte. Destacaram-se na pintura Vassili Kandinsky e Franz Marc. O movimento é quase que voltado apenas para a arquitetura e o design, onde as construções apresentavam formas curvas, assimétricas, leves, em formatos de folhas, cisnes, labaredas e outros elementos orgânicos. A Art Nouveau, chegou no Brasil no começo da república e teve como um de seus principais representantes o artista Eliseu Visconti, considerado o pioneiro do design no país. No que toca a arte gráfica, o movimento teve a grande ajuda no final do século XIX, pela invenção da litografia, técnica que possibilitou a confecção de cartazes em cores, ao contrário das formas cinzas e retilíneas da impressão tipográfica. As estampas japonesas também tiveram súbita popularidade no movimento. Por ser extremamente ornamental, a Art Nouveau foi alvo de críticas por artistas do Bauhaus, que questionavam sua utilidade. Entretanto, o movimento seguiu adiante, influenciou e serviu de base para diversos outros movimentos artísticos, como o Art Decó, movimento surgido 20 anos após o final da Art Nouveau. E, portanto, o movimento é atualmente reconhecido e respeitado como um importante estilo artístico.

4. Deutscher Werkbund

A Deutscher Werkbund (em português, "Federação Alemã do Trabalho") foi fundada em 1907, por um grupo de arquitetos, designers e empresários alemães que tinham estado, de alguma maneira, ligados ao Jugendstil, ou "Arte Nova Alemã".

Entre seus principais expoentes encontra-se Peter Behrens, Walter Gropius e Mies Van der Rohe.

O ponto alto do trabalho do Werkbund foi uma exposição de arquitetura realizada em 1927, em Stuttgart, no Weissenhofsiedlung (bairro de Weissenhof, conjunto arquitetônico existente até hoje como museu de arquitetura). Sob a direção de Mies van der Rohe, foram convidados 12 dos mais conhecidos arquitetos da época para realizar, através de projetos de edificações uni ou multifamiliares, novas ideias para a arquitetura e o design.

Com o uso de novos materiais, foram desenvolvidos também novos conceitos de habitar. A perda de expressão dos ambientes deveria aqui ser suprimida. O Weissenhofsiedlung era também um experimento que abrangia conceber desde a casa até a taça de café, tudo dentro de uma mesma ideia de configuração. Assim deveriam ser propagados novos conceitos estéticos, além de oferecer a amplas camadas da população instalações a preços acessíveis.

5. De Stjil

A revista "De Stijl" foi uma publicação iniciada em 1917 por Theo van Doesburg e alguns colegas que viriam a compor o movimento artístico conhecido por Neoplasticismo, movimento estético que teve profunda influência sobre o design, artes plásticas

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