TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletronica

Pesquisas Acadêmicas: Eletronica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/1/2013  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 2

Relés

Os relés são componentes eletromecânicos capazes de controlar circuitos externos de grandes correntes a partir de pequenas correntes ou tensões, ou seja, acionando um relé com uma pilha podemos controlar um motor que esteja ligado em 110 ou 220 volts, por exemplo.

O funcionamento dos relés é bem simples: quando uma corrente circula pela bobina, esta cria um campo magnético que atrai um ou uma série de contatos fechando ou abrindo circuitos. Ao cessar a corrente da bobina o campo magnético também cessa, fazendo com que os contatos voltem para a posição original.

Os relés podem ter diversas configurações quanto aos seus contatos: podem ter contatos NA, NF ou ambos, neste caso com um contato comum ou central (C).

Os contatos NA (normalmente aberto) são os que estão abertos enquanto a bobina não está energizada e que fecham, quando a bobina recebe corrente. Os NF (normalmente fechado) abrem-se quando a bobina recebe corrente, ao contrário dos NA. O contato central ou C é o comum, ou seja, quando o contato NA fecha é com o C que se estabelece a condução e o contrário com o NF.

A principal vantagem dos Relés em relação aos SCR e os Triacs é que o circuito de carga está completamente isolado do de controle, podendo inclusive trabalhar com tensões diferentes entre controle e carga.

A desvantagem é o fator do desgaste, pois em todo o componente mecânico há uma vida útil, o que não ocorre nos Tiristores.

Devem ser observadas as limitações dos relés quanto a corrente e tensão máxima admitida entre os terminais. Se não forem observados estes fatores a vida útil do relé estará comprometida, ou até a do circuito controlado.

Na figura abaixo estão o desenho ilustrativo de um relé (esquerda) e a configuração mais comum dos contatos dos relés (direita).

Multisim

NI Multisim Student Edition é um programa feito para aquele usuário que necessita criar e realizar alguma simulação de circuito eletrônico em seu computador.

Este programa é útil tanto para estudantes de eletrônica como, para professores e profissionais do ramo, que podem encontrar nele uma ótima ferramenta para manipular o desenho de seus circuitos eletrônicos.

Esta plataforma já conta com uma série de dados de componentes eletrônicos e desenhos de circuitos que podem facilitar a tarefa de criação ao engenheiro, docente ou estudiante. Entre as possibilidades de simulação e a versatilidade que oferece, sem dúvida pode se converter em seu programa favorito para estudar circuitos eletrônicos.

NI Multisim Student Edition conta com uma interface amigável para o usuário, suas ferramentas estão bem dispostas de forma tal que são fáceis de encontrar. O programa não é muito complicado e u usuário não deve ter problemas para aproveitar ele o mais que puder.

Curso: Engenharia Elétrica Periodo: 5º semestre Turma: B

Disciplina: Eletrônica I

Professora: Roberto de Oliveria Brito

Alunos: __________________________________ RA:________________

__________________________________ RA:________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com