TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ELETRONICA I

Pesquisas Acadêmicas: ATPS ELETRONICA I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2012  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  1.295 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

Aula-tema: Diodo semicondutor.

Passo 1

Utilizar a internet e pesquisar o que é e como funciona uma barreira ótica. Esse será o primeiro item do relatório final (Introdução) e deverá conter:

1. O que é uma barreira ótica?

R-> São equipamentos óptico-eletrônicos utilizados para segurança em máquinas e equipamentos onde o operador esteja exposto a algum risco.

2. Exemplificar onde ela é empregada?

R-> São utilizadas na automação industrial próxima a máquinas e equipamentos diversos.

3. Princípio de funcionamento.

R-> Uma barreira ótica é formada por um emissor e um receptor de luz infravermelha. O emissor e o receptor encontram-se montados em invólucros separados, sendo necessário o alinhamento dos mesmos para colocar o sensor em condições de operar. A luz originária do emissor atinge o receptor formando uma barreira de luz entre os componentes. A barreira ao ser interrompida aciona o sensor. Esses sensores são apropriados para grandes distâncias de suas próprias características. Essa barreira é muito utilizada por motivos de segurança, normalmente colocada ao redor de uma máquina, se alguém se aproximar demais dessa máquina, irá interromper o feixe de luz. A partir disso, a barreira ótica envia um sinal para a máquina, que irá parar imediatamente o que estava fazendo, evitando assim, algum possível acidente de trabalho.

4. Encontrar um modelo comercial e coloque seu fabricante e o alcance obtido.

R->

Principais características

- Categoria 4

- Duplo canal

- Distância de alcance 20 metros

- Pode ser utilizado em aplicações de controle de acesso e automação rodoviária

- Grau de proteção IP65

- Certificação TÜV

- Modelo com laser frontal para aplicações em máquinas dobradeiras ou guilhotinas

Passo 2

Ler o Capítulo 2: ‘Teoria dos Diodos’, no livro MALVINO, Albert Paul. Eletrônica, vol.1. Pesquisar como funciona um diodo e o significado dos parâmetros: Tensão Reversa Máxima (VRRM), Corrente Direta Máxima (IF(AV)) e Tensão Direta (VF).

R-> O princípio de funcionamento é a polarização direta e reversa. Na polarização reversa o terminal positivo de uma fonte externa é conectado no material tipo P, e o terminal negativo no material tipo N. Na polarização reversa inverte-se o processo e agora o terminal positivo da fonte externa é ligado no material tipo N e o negativo no material tipo P.

Corrente Máxima Direta – é o nível de corrente direta onde o diodo queima por causa da dissipação de potencia excessiva.

Tensão Reversa Máxima – é a tensão máxima que pode ser aplicada no sentido reverso sem danificar o diodo.

Tensão Direta – é a tensão mínima necessária para colocar o diodo em funcionamento na polarização direta.

Passo 3

Analisar os manuais apresentados a seguir e escolham o diodo que melhor atende as seguintes especificações de Tensão Reversa Máxima (VRRM) de 60V e Corrente Direta Máxima (IF(AV)) de 0,3 A. Justifiquem a escolha.

R-> O diodo a ser utilizado é o 1N4002. Pois, este componente suporta 100 V na tensão reversa máxima e 1A na corrente direta máxima.

Passo 4

Utilizar o Manual do Diodo escolhido no Passo 3 para que, com o auxílio do gráfico, você encontre o valor da tensão direta (VF) para uma corrente direta (IF) de 0,3 A. Em seguida, organizar as informações trabalhadas nesta etapa do desafio e elaborem um relatório para ser entregue a seu professor. O relatório deve ter o nome de Relatório 1.

R-> Para uma corrente direta de aproximadamente 0,3 A a tensão direta será de 0,8 V aproximadamente.

ETAPA 2

Aula-tema: Diodo semicondutor. Circuitos retificadores.

Passo 1

Ler o Capítulo: ‘Circuitos com Diodo’, no livro MALVINO, Albert Paul. Eletrônica, vol.1.

Passo 2

Desenhar o esquema elétrico de um circuito retificador de Onda em Completa em Ponte utilizando um transformador de 110V x 18V com corrente máxima de 0,5 A. Calcular a máxima tensão de saída da fonte (tensão máxima na carga), a tensão reversa máxima e a corrente direta máxima nos diodos. Utilizar os dados do diodo escolhido na Etapa 1.

Vp2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com