TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estampagem

Artigo: Estampagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  2.525 Palavras (11 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 11

Estampagem se refere a um conjunto de operações executadas na matéria-prima bruta, de forma que geralmente se obtém, ao final do processo, um produto acabado em termos de forma e dimensões.

As operações são executadas geralmente com auxílio de ferramentas, instaladas em prensas. Estampagem é um processo de fabricação realizado a frio, no qual uma chapa é colocada sobre uma matriz e submetida a uma força de um punção, de maneira a adquirir a forma geométrica da matriz.

Por estampagem entende-se o processo de fabricação de peças, através do corte ou deformação de chapas em operação de prensagem a frio. Emprega-se a estampagem de chapas para fabricar-se peças com paredes finas feitas de chapa ou fita de diversos metais e ligas. As operações de estampagem podem ser resumidas em três básicas: corte; dobramento; embutimento ou repuxo. A estampagem da chapa pode ser simples, quando se executa uma só operação, ou combinada. Com a ajuda da estampagem de chapas, fabricam-se peças de aço baixo carbono, aços inoxidáveis, alumínio, cobre e de diferentes ligas não ferrosas. Devido às suas características este processo de fabricação é apropriado, preferencialmente, para as grandes séries de peças, obtendo-se grandes vantagens, tais como: • Alta produção; • Reduzido custo por peça; • Bom acabamento, não necessitando processamento posterior; • Maior resistência das peças devido à conformação, que causa o encruamento no material • Baixo custo de controle de qualidade devido à uniformidade da produção e a facilidade para a detecção de desvios. Como principal desvantagem deste processo, podemos destacar o alto custo do ferramental, que só pode ser amortizado se a quantidade de peças a produzir for elevada.

Estamparia Industrial

A Estamparia é um processo industrial específico para a área têxtil, que permite uma maior fiabilidade e solidez das cores pantone.

Este processo consiste na abertura tradicional de quadros, com o recurso a tintas específicas, cuja cura e vaporização pós impressão garantem uma maior resistência das cores à prolongada exposição aos raios UV.

Estamparia Localizada

Processo de estamparia de pequenas partes localizadas em peças de roupa.

Aplicada em sua maioria na frente de camisetas, porém não se restringe somente a essa área. Pode ser localizada em pernas de calças, costas de blusas, casacos ou qualquer parte onde se deseja aplicar uma estampa.

Leia também: Tipos de tinta e efeitos para Silk-Screen (Parte 2/3) eEstamparia Corrida – Parte 3/3.

Processos:

 Silk-Screen ( também conhecido como serigrafia).

Essa é a mais popular forma de estamparia localizada. É feita a partir de uma tela de nylon perfurada (revelada pela impressão de um filme fotolito), onde a tinta é aplicada na tela e transferida para o tecido pelos furos na tela.

Não existem restrições de quantidades de cor, porém, quanto mais cores o desenho tiver, mas caro ele ficará, pois para cada cor, é necessário uma tela diferente.

Saiba mais sobre essa técnica no Pense Indústria . Veja diferentes tipos de acabamentos no site daArte Final .

 Quadricromia

É um processo de silk-screen onde são feitas 4 telas de nylon perfuradas especiais (com furos menores) que funcionam como os cilindros de impressão gráfica. São utilizadas as 4 cores da impressão gráfica em papel (Azul, Magenta, Amarelo e Preto) possibilitando obter com a mistura das cores uma extensa gama de combinações. É utilizada para estampar fotos em sua maioria, porém, a resolução de imagem deixa a desejar.

Leia ótima matéria sobre quadricromia no site AGABÊ

 Transfer

Processo de transferência de imagem do papel para o tecido por prancha aquecida, impressões em impressoras laser. A tinta contida no papel é transferida para o tecido quando o papel é submetido à pressão e alta temperatura por alguns segundos.

Não existem limitações de cor por ser um processo de impressão.

 Transfer Sublimático

Processo semelhante ao transfer comum, a diferença é o tipo de tinta utilizada e o toque proporcionado.

O transfer sublimático é feito com tinta sublimática, utilizada em impressoras especiais (sublimáticas).

A tinta sublimática é uma tinta que reage diretamente com a fibra dos tecidos de poliéster e poliamida e funciona como uma espécie de tingimento localizado.

Não existem limitações de cor por ser um processo de impressão.

Prensas para Transfer

Saiba mais

Serigrafia – A Arte da Reprodução das Cores

1) CONCEITO BÁSICO:

Em artes gráficas, existem basicamente duas formas de se reproduzir uma cor: através de cores chapadas, já na tonalidade final (mistura física de cores), ou através da técnica de Quadricromia.

Na impressão de cores chapadas, para cada cor é realizada uma impressão. Se uma certa arte tem 10 cores, serão 10 impressões distintas. As desvantagens são o tempo elevado para a conclusão dotrabalho (se o número de cores for elevado), assim como a necessidade de uma maior precisão de registro. A grande vantagem é que podemos imprimir sobre um material de qualquer cor (até mesmo o preto), pois as tintas usadas são opacas (não confundir com fosca), isto é, não são transparentes.

A Quadricromia é uma técnica de impressão, que permite reproduzir, com extrema fidelidade, qualquer cor ou tonalidade (efeito ótico), através de 4 cores transparentes, independentes e sobrepostas: amarelo, magenta (vermelho), cyan (azul) e preto, preparadas segundo a Escala EUROPA. Como são tintas transparentes, somente podem ser impressas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com