TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Festival de Jazz de Nova Orleans

Artigo: Festival de Jazz de Nova Orleans. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  Artigo  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

No palco maior, festejado por mais de 50 mil fãs espremidos na plateia, estava o guitarrista britânico Eric Clapton, que já foi chamado de deus. Na tenda de blues, aplaudido por cerca de 2 mil admiradores, o lendário cantor e compositor Sixto Rodriguez desfrutava a inusitada sensação de ser descoberto pelo público quatro décadas depois de uma carreira obscura.

Mesmo que isso não tenha sido intencional, o primeiro final de semana do 45º New Orleans Jazz & Heritage Festival terminou, anteontem, com uma antítese reveladora da competitiva cultura norte-americana. Clapton é o típico vencedor, grande instrumentista e bluesman que virou popstar, uma unanimidade. “Outsider” de um sistema que tentou enfrentar com suas canções folk, Rodriguez encarnou durante décadas a figura do perdedor.

Homenageado deste ano pelo festival, o Brasil ganhou até uma tenda para apresentações diárias, que inclui shows e mostras de culinária regional e artesanato. Pena que as atrações selecionadas, como um grupo baiano de capoeira, um afoxé pernambucano ou uma banda de forró com brasileiros radicados em Nova York, só reforçaram a velha imagem externa de um país exótico e festivo, mas defasado em relação ao cenário internacional.

Em mais uma edição marcada pela ênfase em popstars, como Clapton, Santana, Robert Plant, Public Enemy e Phish, que fecharam os programas dos palcos maiores neste final de semana, o New Orleans Jazz Fest tem alcançado o objetivo de ampliar suas plateias ano a ano. Por outro lado, corre o risco de se descaracterizar.

Bastava ver os espaços vazios nas plateias dos shows de vários artistas locais, forçados a concorrer com esses astros e bandas pop, nos mesmos horários. A questão agora é saber quanto o Jazz Fest pretende crescer, sem pagar o preço de se tornar um festival pop, como tantos outros. Uma cidade com uma cena musical tão rica e original, como Nova Orleans, não merece isso.

(Texto publicado originalmente na edição online da "Folha de S. Paulo", em 28.4.2014)

0 comentários

Read More...

às 16:38 Links para esta postagem

26

abr

2014

45.o New Orleans Jazz Fest: Glen David Andrews voltará a São Paulo e Rio de Janeiro

Marcadores: blues, bruce springsteen, eric clapton, funk, glen david andrews, jazz fest, John Fogerty, Johnny Winter, new orleans, Phish, santana, soul | author: Carlos Calado

Se você acompanhou “Tremé”, série de TV que retrata a reconstrução da cidade de Nova Orleans (EUA), quase destruída pelo furacão Katrina, já viu e ouviu Glen David Andrews. Cantor e trombonista, ele é uma das centenas de atrações do 45º New Orleans Jazz & Heritage Festival, que começa nesta sexta (25/4). Em agosto, também vai se apresentar no Brasil.

“Eu nunca tinha feito um show protegido por seguranças, até tocar em São Paulo, cinco anos atrás. Fiquei me sentindo um astro do rock. Foi muito excitante”, diz o músico norte-americano à Folha, por telefone. Refere-se às suas participações no Bourbon Street Fest, no qual voltará a tocar, em São Paulo, Rio e Brasília.

Outra lembrança que Andrews guarda da primeira visita ao país, em 2009, é a de uma apresentação com o cultuado clarinetista e arranjador Paulo Moura (1932-2010). “Tocar com ele foi uma grande honra para mim. Acho que Moura é uma espécie de George Lewis do Brasil”, comenta, comparando o brasileiro ao clássico clarinetista de jazz de sua cidade.

Nascido e criado no bairro de Tremé, lendário reduto de músicos em Nova Orleans, Andrews pertence a uma família de tradição musical que destaca seu irmão Derrick Tabb (baterista da Rebirth Brass Band) e dois primos: o trompetista James Andrews e o cantor e multi-instrumentista Trombone Shorty, hoje astro de prestígio internacional.

“A série ‘Tremé’ foi uma das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com