TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Folclore

Por:   •  12/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 3

1) Qual era o seu conceito sobre folclore antes de realizar as leituras da disciplinas? A temática do folclore é desenvolvida na escola, geralmente, de maneira estereotipada, em que as crianças e adolescentes, têm contato com o folclore aprendendo apenas sobre as lendas, como Saci Pererê, Iara, Curupira, entre outros. Como foi tratada essa temática nos seus estudos do Ensino Fundamental?

Antes de ler os textos e pesquisar sobre o tema folclore, achava que eram somente as comemorações festivas, as lendas e as brincadeiras da minha região, pois somente essas eu conhecia, e na verdade descobri que folclore é muito mais que isso, folclore é cultura, é toda a tradição, crença, supertições, costumes entre outros, de um povo e não somente o brasileiro mais os povos de todo o mundo e cada qual com uma cultura diferente da outra.

Infelizmente somente aprendemos na escola o conceito da palavra, e apenas no mês que se comemora o tema, não pensamos no folclore como um facilitador para a interdisciplinaridade, deveríamos saber que ele faz parte do nosso cotidiano e que nos permite através dele compreendermos a nossa história e do que somos formados.

Nós futuros educadores de Arte temos que nos conscientizar que é no ambiente escolar que os alunos deverão aprender outras culturas além das que traz de casa e a respeita-la, aprendi que trabalhando o folclore e as culturas estamos trabalhando a ética e os valores, coisas que estão se perdendo cada vez mais, as pessoas estão perdidas sem uma identidade cultural, por isso tanta violência e tanto desamor.

Na minha época de estudo brincávamos muito de galinha do vizinho, cantigas de rodas, quadrilha, eu sou pobre, pobre, pobre, passa anel, salada mista..., hoje ninguém utiliza esse folclore nas brincadeiras à tecnologia tomou conta da vida das crianças e dos adultos, por isso devemos resgatar tais valores dentro da escola.

2) Diante do texto de Brandão, responda à seguinte questão: segundo o autor, os folcloristas reconhecem como fato folclórico a Folia de Santos Reis, alguns folcloristas irão reconhecer as rodas de samba do Partido Alto como um  fato folclórico, mas poucos vão reconhecer a escola de samba como um fato folclórico. Diante do que estudou até agora, qual a sua opinião sobre estas manifestações? Podemos considerar todas elas como um fato folclórico?

Sim, podemos considerar todas essas manifestações fatos folclóricos, pois pelo que pude compreender não temos quase nenhuma cultura originaria no Brasil, a maioria delas foi trazidas pelos africanos e portugueses e aqui esses costumes foram incorporados e reinventados, as escolas de samba não tiveram origem desde os primórdios do descobrimento do Brasil, mas elas vêm das modificações, adaptações e mutações do samba, ritmo afro-brasileiro criado no século 19 e aliado ao carnaval que nos descende dos portugueses e é uma festa popular parte de uma cultura que pode ser considerado fato folclórico, e à medida que evoluiu ganhou novos sotaques, modos diferentes de ser tocado e cantado e daí surgiram às primeiras escolas de samba no Brasil.

O que quero dizer é: se um fato folclórico pode ser criado, aceito e adaptado pelas pessoas sem que necessariamente seja herdado de nossos antepassados, porque não considerar as escolas de sambas ou outras comemorações que foram modificadas como fato folclórico.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SAMPAIO, R. T. Folclore. Batatais: Claretiano, 2014. CRC, Tópico 1 – Introdução, Tópico 2.

SITES PESQUISADOS

Importância do Folclore na Educação Infantil. Disponível em: <http://criancasfelizesdemais.blogspot.com.br/2010/08/importancia-do-folclore-na-educacao.html>. Acesso em 21 fev. 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com