TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Folclore Região Sul

Seminário: Folclore Região Sul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Seminário  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 6

Folclore Região Sul

Grupo

Alexander

Juan Pablo

Matheus Mattos

Matheus Vieira

Ricardo

5ºano – Profº Paulo

A região Sul do país é a menor região entre as cinco regiões do Brasil e possui uma população com aproximadamente 25.789.083 habitantes. É formada por três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que ocupam uma área de aproximadamente 576.000 km. As capitais brasileiras da região sul são: Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre.

Nesta região predomina o clima temperado, responsável pelas temperaturas mais baixas registradas no Brasil durante o inverno. A única exceção é o norte do Paraná, onde se faz presente o clima tropical. Durante o inverno, na região central do Paraná e no planalto serrano de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os termômetros registram temperaturas negativas com possíveis ocorrências de geada e neve.

A Mata de Araucárias, bastante devastada e da qual só restam alguns trechos, aparece nas partes mais elevadas dos planaltos do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, na forma de manchas entre outras formações vegetais. A Araucaria angustifolia (pinheiro-do-paraná) adapta-se mais facilmente às baixas temperaturas, comuns nas partes mais altas do relevo, e ao solo de rocha mista, arenito e basalto, que se concentra no Planalto Arenito-basáltico, no interior da região. Mata Atlântica (região da Serra do Mar); Campos (na região da Campanha Gaúcha ou Pampa no Rio Grande do Sul).

A região possui uma economia baseada principalmente no setor industrial, devido às suas exportações e pelo fato de seus estados fazerem fronteira com países da América do Sul. As cidades que mais abrigam as empresas são Curitiba, no Paraná, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Nessas capitais, há um grande número de montadoras de carros (veja como são criados carros com fibra de vidro) que oferecem milhares de emprego aos moradores.

O setor elétrico é desenvolvido graças a Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo. Outro setor bem colocado na região é a agroindústria, com a produção de alimentos (milho, arroz, soja, cebola, maçã, dentre outros.). Já a agropecuária é bastante valorizada, pois a vegetação típica do local facilita a criação de bovinos, aves e suínos. Outro ponto da economia sulista é o extrativismo de madeiras (cedro e pinheiro) e erva-mate.

Paraná

O Paraná pertencia à capitania de São Vicente e recebia europeus no século XVI que buscavam madeiras para vender. No século XVII, começou a colonização no estado e foi fundada a Vila de Paranaguá. Já sua capital, Curitiba, recebeu a denominação de vila em 1693. Os portugueses só passaram a frequentar a região paranaense após a descoberta de ouro e posteriormente o início da criação de bovinos.

O nome Paraná é de origem guarani e significa rio caudaloso. Foi desmembrado da Província de São Paulo em 1853, e atualmente, conta com 399 municípios. O principal conflito que recebeu sua participação foi a Guerra do Contestado entre 1912 e 1916. Recebeu imigrantes europeus vindos de países como Polônia, Itália e Alemanha. Inicialmente, sua economia era baseada na madeira, erva-mate e café, mas atualmente possui um parque industrial bem diversificado. Suas principais cidades são: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais.

Santa Catarina

A história de Santa Catarina teve início ainda no ano de 1515, quando uma expedição passou por suas terras. Nessa época, a água entre a Ilha e o Continente recebeu o nome de baía dos perdidos. A partir de 1529, a Ilha passou a receber o nome de Santa Catarina, mas essa história possui muitas vertentes. Somente a partir de 1829 é que chegaram os primeiros imigrantes europeus.

A ilha, onde atualmente está Florianópolis, começou a ser ocupada em 1637 por Francisco Dias Velho e recebeu o nome de povoado Nossa Senhora do Desterro. O estado teve uma importante participação na Revolução Farroupilha e na Guerra do Contestado. Suas principais cidades são: Florianópolis, Blumenau, Joinville, Criciúma, Lages, Jaraguá do Sul e São José.

Rio Grande do Sul

A região onde se encontra atualmente o Rio Grande do Sul era onde viviam os índios guaranis e tapes. Primeiramente, a região recebeu o nome de Rio Grande de São Pedro e era visitado apenas de aventureiros. As terras começaram a ser povoadas a partir do século XVII com as missões implantadas pelos jesuítas. Eles foram expulsos pelos bandeirantes em 1641.

Em 1682, os jesuítas voltaram para a região e fundaram a cidade de São Francisco da Borja, que passou a se chamar São Borja. A capital do estado, Porto Alegre só começou a ser ocupada a partir do século XVIII. Nessa época, as fazendas da região já investiam em gados e na produção de charque. Um marco da história gaúcha foi à participação na Revolução Farroupilha, que durou 10 anos. Essa revolta buscava melhorias sociais, econômicas e políticas para esse estado e tinha como estopim a venda de charque para outras províncias. As principais cidades são: Porto Alegre; Canoas, Caxias do Sul, Santa Maria; Pelotas, Passo Fundo, Rio Grande e Uruguaiana.

O folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros. Saiba mais analisando o folclore das regiões brasileiras.

A região sul do Brasil é muita rica nas manifestações folclóricas, encontram-se contos e personagens de várias culturas diferentes. Sempre com canções animadas, danças típicas, brincadeiras, fantasias e muito artesanato. É comum aprender sobre folclore nas escolas, então desde criança acostuma-se com essas histórias.

Artesanato da região sul

Balaios, bolsa e leque em trançado de taquara: o artesão catarinense une as funções decorativa e utilitária em inúmeros objetos.

Grandes almofadas cilindricas apoiadas em cavaletes: sobre essa base as mulheres vão jogando pontos no ar... Assim vão nascendo as rendas de bilro catarinense, que se diferenciam das feitas no nordeste por seu aspecto mais vazado e aberto.

Boi-Mamão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com