TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Folclore Brasileiro

Artigos Científicos: Folclore Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 4

Comuns em todo Brasil

A Lenda do Pé de Garrafa

O Pé de Garrafa é um ente que vive nas matas e capoeiras. Raramente é visto. Mas ouvem sempre seus gritos agudos, ora amendrontadores, ora imitando vozes familiares para atrair suas vítimas.

A Lenda da Matinta Pereira

Misteriosa criatura, ora pássaro, ora gente, que vive nas matas. Como gente, costuma visitar os moradores das regiões remotas, sempre em busca de alguma coisa. Mas, se não for bem recebida...

A Lenda da Bruxa

A Bruxa dos medos infantis só aparece nas ameaças noturnas quando a criança teima em não dormir. Se confunde com a Cuca, ou outras figuras da noite, usadas há muito tempo para controlar crianças inquietas.

O Zumbi

Interessante mito do nosso Folclore que algumas vezes se confunde com o Saci, ou mesmo com o Heroi que liderou a rebelião dos Palmares Alagoanos. Mas este possui uma história bem peculiar...

A Cuca

A maioria a identifica como uma velha enrugada, de cabelos brancos e assanhados, muito magra, em busca de crianças malcriadas, que não querem dormir cedo. Mas, por trás desse curioso mito, há mais coisas...

A Lenda do Curupira ou Caipora

Personagem protetor das florestas e dos animais e tem os pés ao contrário. Embora pareça de origem Tupi, é comum em todo o mundo, inclusive em todo Brasil, com pequenas variações entre as regiões.

O Boi-Tatá

Animal extraordinário que vive nos rios e tem os olhos de fogo. Este mito, apesar de muito comum entre os índios, ocorre em todo país, na América do Sul e Central.

O Lobisomem

Criatura metade homem e metade lobo. De acordo com a lenda se alimentava de crianças. Lenda Européia, mas hoje comum em todo mundo.

A Mula-sem-Cabeça

Uma estranha aparição que corre pelas ruas dos pequenos povoados assustando todo mundo. Dependendo da região, ela pode ou não ter cabeça.

A Mulher da Meia Noite

Aparição na forma de uma mulher jovem e bonita, que encanta a todos e desaparece na porta dos cemitérios. Eis um mito que ocorre nas américas e na Europa, com relatos documentados desde a Idade Média.

Região Centro Oeste

Romãozinho (Atenção: Conteúdo Inadequado para crianças)

Eis a lenda de um menino que era a maldade em pessoa. Era tão ruim que cometeu falso testemunho contra a própria mãe; então foi amaldiçoado pelo capeta em pessoa...

Região Nordeste

A Lenda do Quibungo

O Quibungo é uma espécie de Bicho-Papão negro, um visitante africano inesperado que acabou por se domiciliar na Bahia, onde passou a fazer parte do folclore local.

A Lenda da Cabeça Satânica

Dizem que esta "Entidade" fantástica seria a própria encarnação do mal. Aparece em lugares malditos e seu nome jamais deve ser pronunciado, pois seria a evocação do próprio Diabo.

A Lenda do Barba Ruiva

Mito que nasceu no Piauí, às margens da Lagoa Paranaguá. É a história de um estranho homem de Barba Ruiva ou Branca, que corre atrás das mulheres...

A Besta Fera

Terrível criatura que assusta as cidades do interior do País. Se apresenta com uma matilha de cães a seguir seus passos. De acordo com a crença popular é o próprio demônio.

A Cidade Encantada de Jericoacoara

Lenda de uma misteriosa cidade subterrânea, existente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com