TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fotografia, Meio de Apresentação na Sociedade

Por:   •  30/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução

O presente projecto terá como tema «Conservação da fotografia, meio de apresentação na sociedade». Ele sugerirá o combate de alguns factos encontrados pelos moradores da cidade de Quelimane, que fazem parte do desaparecimento estrutural das nossas memórias visuais (fotografia)

A fotografia, agrupa um conjunto de manifestações artísticos com valor em si, Ela surgiu na década 1930, na inquietude e curiosidade humana levando-o a experimentos e o desenvolvimento da técnica que evoluiu a principal fonte do saber fazer no tempo. O Dom Pedro II foi o primeiro a usar uma câmara fotográfica do modelo daguerreótipo no Brasil 1939.

O trabalho baseara-se no estudo de um espaço ideal para conservar fotografia na cidade de Quelimane, por se verificar-se que hoje em dia a sociedade gosta de fotografar os seus momentos para pós recordação, cujo estas memórias perdem sua estrutura formal por falta de um espaço estratégico e segura de conservação na casa da Cultura da cidade de Quelimane.

Para melhor compreensão do estudo, o presente trabalho estará organizado em 5 (cinco) capítulos distintos, nomeadamente: Capitulo I. Introdução; Capitulo II – Revisão da Literatura; Capítulo III – Metodologia de Trabalho; Capítulo IV – Resultados e Discussão; e Capitulo V - Conclusão.

No primeiro capítulo fara-se a contextualização do estudo, neste capítulo estará contido a problematização do tema, a justificativa, a abordagem dos objectivos de pesquiza, a descrição das hipóteses e a delimitação do tema.

No segundo capítulo fara-se a fundamentação teórica da Fotografia e seu surgimento, sendo ela acima mencionada. Abortarei características do espaço ideal de conservação, os procedimentos, a importância da conservação e vantagem.

No terceiro capítulo fara-se a apresentação da metodologia de trabalho a ser usada durante a pesquisa, tendo em conta aos objectivos ou natureza da pesquiza os procedimentos técnicos e os tipos de abordagem. Também serão apresentados as técnicas de recolha de dados, a caracterização do universo populacional e a amostra em estudo.

No quarto capítulo fara-se a apresentação dos resultados e a sua posterior discussão. Neste capítulo fara-se a interpretação da característica do tipo da fotografia usada na da cidade de Quelimane dando enfâse as características presentes na década de 1930, e por sua vez mencionaremos em que em que tipo de fotografia se encaixa dada as características. Essas características são: Estrutura da fotografia, o conceito de cada estrutura, a finalidade de cada estrutura; as técnicas usadas e o meio.

No quinto Capítulo estarão apresentadas as conclusões da pesquisa.

Para além dos capítulos delineados, o presente trabalho contara com os elementos pré-textuais, a referência bibliográfica das fontes usadas, os apêndices e os anexos.

Pela natureza humana, admirarei que hajam erros-crassos no presente trabalho. Razão pela qual, as críticas e sugestões criativas em volta deste projecto de pesquisa serão de bom grado para o seu melhoramento.

1.1. Delimitação do Tema

Na planificação de uma pesquisa científica, é imprescindível a identificação de um campo de estudo como forma de facilitar a implementação de métodos, objectivos, técnicas e o estudo de caso. Neste âmbito a presente pesquisa será realizada na Província da Zambézia, Distrito de Quelimane, na Casa cultura de Quelimane, no período de Setembro de 2019 a Novembro de mesmo ano, delimitando-se por seguinte tema:

 Conservação da fotografia, meio de apresentação na sociedade.

1.2. Localização Geográfica do Distrito de Quelimane e Descrição da Área de Estudo

Quelimane Está localizada no rio dos Bons Sinais, a cerca de 20 km do Oceano Índico; Zambézia, Pais de Moçambique; Tem limite no norte com o distrito de Namacura, a sul distrito de Inhassunge; a oeste Oceano Indico e oeste distrito Nicoadala.

1.3. Descrição da área de pesquisa

A Casa cultura da cidade de Quelimane, localiza-se aos 1500 metros de campus Universitário de Coalane, Av Paulo S Kankhomba-Quelimane-ZAMBÉZIA.

1.4. Objecto de Estudo

Tendo em conta que a pesquisa, visará estudar à forma estratégica da sociedade da cidade de Quelimane no uso e conservação da Fotografia, que e representa pontos indispensável no seu dia-a-dia na comunidade, considerara se como objecto de estudo "uso e conservação da fotografia na sociedade".

1.5. Problematização

O autor do trabalho de pesquisa é estudante da Universidade Licungo e vive na cidade de Quelimane a mais de três anos e durante vários passeios na cidade notou que alguma parte da sociedade deste ponto do país como a casa Cultura, por exemplo não tem um espaço seguro de protecção e conservação e as maias que sofrem são as mais antigas fotografada antes e depois da independência.

O uso e conservação da fotografia devera significar um conhecimento, portanto, é um processo que envolve vários mecanismos, sob ponto de vista psicológico e cognitivo, fazendo com que os adentes mobilizem esforços no sentido de manter as suas memórias, as imagens ou fotografias simultaneamente.

A fotografia é um material importante para a sociedade humana, pois, é evidentemente indispensável a sua disposição, porque é célula fundamental que une com grande sociedade que queira recordar os seus momentos para melhor testemunhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com