TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência da Fotografia em Meio a Sociedade

Por:   •  15/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  5.646 Palavras (23 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 23

Influência da Fotografia em Meio a Sociedade

Geórgia Schena Vendramin*

RESUMO:  O presente artigo caracteriza-se como descritivo e teve por objetivo principal analisar de que forma a fotografia age diretamente em acontecimentos ocultos e em acontecimentos visados pela sociedade, além de estudar a importância desta profissão, observar o histórico deste ramo de trabalho, entender o motivo por esta atividade não ter reconhecimento na sociedade bresciense e fotografar pessoas de diversas faixas etárias e animais de diversas espécies. Coletaram-se dados, por meio de análise bibliográfica e aplicação de três questionários para profissionais da área e fotógrafos amadores. Constatou-se que a fotografia é de extrema importância para a vida das pessoas, fazendo com que as lembranças voltem no tempo, transferindo felicidade. Reconhecimento, é o profissional que faz, basta ir atrás de conteúdo necessário, relacionando a criatividade e desenvoltura profissional, apesar disso, esta atividade não é viável para quem trabalha em nosso município devido ao fato de ela ser pequena. A fotografia capacita as pessoas de ver o mundo de forma diferente, proporcionando criatividade, é também uma capacidade para comprovar fatos, seja em compartilhar momentos de emoções ou comprovação de área pericial.

Palavras-chave: Fotografia; Sociedade; Profissão.

ABSTRACT: This article is characterized as descriptive and had as main objective to analyze how the photograph acts directly in occult happenings and events covered by the company, in addition to studying the importance of this profession, observing the history of this line of work, understand why By this activity does not have recognition in bresciense society and photograph people of different ages and animals of various species. Data were collected through literature review and application of three questionnaires for professionals and amateur photographers. It was found that the photograph is of utmost importance to people's lives, making the memories back in time, transferring happiness. Recognition, is the professional who is just going after necessary content, linking creativity and professional aplomb, despite this, this activity is not feasible for anyone working in our county due to the fact that it is small. The picture enables people to see the world differently, providing creativity, is also an ability to prove the facts, is to share moments of emotion or expert evidence area.

 

Keywords: Photography; Society; Profession.

INTRODUÇÃO

Podemos declarar a fotografia como principal meio de produzir manifestações artísticas e culturais. É através dela que podemos nos surpreender com os “flagras” em nossa sociedade, comprovando o que realmente aconteceu, proporcionando comunicação e divulgar milhares de interpretações mesmo sendo apenas de um momento desconhecido. Graças a isso, somos capazes de voltarmos no tempo e recordar cada momento que foi registrado. Sendo assim, qual a importância da profissão de fotografia na sociedade?

O principal objetivo dessa investigação é analisar de que forma a fotografia age diretamente em acontecimentos ocultos e em acontecimentos visados pela sociedade, além de estudar a importância desta profissão, analisar o histórico deste ramo de trabalho, entender o motivo por esta atividade não ter reconhecimento na sociedade bresciense e fotografar pessoas de diversas faixas etárias e animais de diversas espécies.

A necessidade de entender melhor sobre a profissão de fotógrafo e também o motivo pelo qual em nossa cidade não tem o reconhecimento merecido, enquanto e em outros países ser uma atividade muito representativa fez com que escolhesse este tema para aprofundamento e pesquisa. Partimos da ideia de que a fotografia desenvolve a criatividade e a desenvoltura do profissional, em nossa atualidade não é necessário ser fotógrafo profissional para trabalhar no ramo e em nossa realidade, não é uma atividade muito representativa pessoalmente.

O presente artigo tem como justificativa entender o funcionamento da fotografia para aplicar o conhecimento adquirido em fotos do cotidiano. A fotografia é importante pois nos dá a chance de guardar um momento do presente e relembrar um momento do passado, fazendo com que as lembranças voltem no tempo e nos transmitam uma felicidade e um bem estar igual ao vivido na época.

A metodologia de pesquisa utilizada foi buscar maior conhecimento e esclarecimento sobre a fotografia. Esclareceu-se dúvidas em livros, com donos de empresas e profissionais da área que atualmente estão no ramo da fotografia.

Uma história de muitos inventores

É possível observar por relatos históricos que, praticamente ao mesmo tempo mas em lugares diferentes, estudiosos trabalhavam isoladamente para inventar soluções e juntar em uma só máquina conhecimentos de duas áreas do saber: química e a óptica. Eles procuravam criar um mecanismo que reproduzisse a realidade e registrasse imagens. Esses pesquisadores mal podiam imaginar tamanho benefício que trariam para a ciência e artes.

Na revolução industrial houve um grande desenvolvimento, onde verificou-se várias invenções que vieram a influir na época moderna. A fotografia, por exemplo, teve papel fundamental para a inovação de informação e conhecimento nos diversos ramos da ciência.

O trabalho do físico alemão Johann Henrich Schulze, em 1727, comprovou que o enegrecimento dos sais se deve à ação da luz. Após inventar o fisionotraço e a litografia, o francês Joseph Nicéphore Niepce obteve, em 1817 imagens com cloreto de prata sobre o papel. Em 1822, ele fixou uma imagem pouco contrastada sobre uma placa metálica: as partes claras em betume-da-judéia (insolúvel sob a ação da luz) e as sombras na base metálica.

A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judéia. A imagem foi produzida com uma câmera da janela de sua casa, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar. Niépce chamou o processo de "heliografia", gravura com a luz do Sol.

Louis Jacques Mandé Daguerre pesquisou com Niepce desde 1829 e dez anos mais tarde lançou o processo chamado daguerreotipo, em que uma placa de cobre prateada e polida, submetida a vapores de iodo, formava sobre si uma camada de iodeto de prata. Exposta à luz numa câmara escura, essa placa era revelada em vapor de mercúrio aquecido, que aderia às partes onde a luz incidia e mostrava as imagens, fixadas por uma solução de tiossulfato de sódio. embora o daguerreotipo não permitisse cópias, o sistema de Daguerre logo se difundiu por todo o mundo. Os tempos de exposição, de início muito longos, encurtaram-se com o trabalho do austríaco Friedrich Voigtlander, que em 1840 criou lentes com abertura maior, e do britânico John Goddard, que ressensibilizava a placa com bromo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.5 Kb)   pdf (597.1 Kb)   docx (547.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com