TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grafite

Pesquisas Acadêmicas: Grafite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 2

Grafite

O grafite, que surgiu de manifestações políticas estudantis em 1968, na França, causa discussões até hoje. Apesar de ainda ser visto como uma ousadia e ser questionado por ambientalistas, é defendido por artistas. Para alguns, é arte que exprime sentimento profundo pelo mundo, um modo de sentir que se traduz pelo grafite, recriando a realidade e transformando-a em verdades, tendo o grafiteiro o poder de moldar a vida segundo suas convicções, seus ideais, sua vivência.

Um caso que ilustra esse poder é o do ítalo-etíope Alex Vallauri, principal precursor do grafite no Brasil, que retratou o cotidiano com humor e criatividade. Outro famoso grafiteiro é Juneca, conhecido por se expressar politicamente e por ter sido perseguido por Jânio Quadros. Essa possibilidade de recriar a realidade, potencializando uma maneira particular de ler o mundo ou mesmo dando corpo a uma outra verdade é que levou o grafite a ser mais aceito, onde áreas degradadas e sujas podem ganhar vida e cor.

Há pessoas que têm fascínio pelo grafite por ser uma galeria ao ar livre, uma arte grátis. Ainda confundido com pichação, é um movimento organizado nas artes plásticas. Embora reprimido até hoje em todo o mundo, o número de adeptos é crescente, passando de simples assinaturas para o grafite de figuras.

O grafite, que é a evolução da pichação, conquista sua cidadania. Através desta linguagem a paisagem urbana vai mudando de fisionomia, influenciando inclusive no comportamento social. Cores e concreto traduzem a vida de seus habitantes.

Popularizado, o grafite deu fama e riqueza aos seus autores, sendo São Paulo sua capital planetária, que ao ser introduzido trouxe uma inovação em matéria de arte. Os trabalhos são feitos para que as pessoas olhem, reflitam e até interfiram. Sendo únicos, transmitem mensagens políticas, ecológicas, divertidas e protestos. A principal distinção entre os grafiteiros é a maneira de se expressar, a matéria-prima com que trabalham, sendo importante tentar entender o que se passa na mente de cada artista, o que querem exprimir.

O grafiteiro ensina que não se faz grafite apenas sobre acontecimentos, resgatando algo ou idealizando. Também não se faz só com sentimentos. É preciso penetrar no reino do grafite, refletir sobre o que quer expressar, suas faces secretas e neutras. Pensar em subjetividade, quando a mensagem não for objetiva. É essa uma das razões pela qual o grafite é considerado arte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com