TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da prática de grafite

Artigo: História da prática de grafite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  Artigo  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 3

Ás inscrições feitas em paredes desde o Império Romano é designada Grafite. É considerado grafite uma escrita expressiva ou um desenho pintado, gravado sobre um local que geralmente não é próprio para esta finalidade como muros, paredes, painéis e qualquer espaço possível para se aplicar a arte.

O grafite apareceu no final dos anos de 1970 em Nova York, como movimento cultural das minorias excluídas da cidade. Com a revolução contracultural de 1968, surgiram nos muros de Paris as primeiras manifestações artísticas.

Foi durante muito tempo visto como um assunto irrelevante, ignorado, sem muito respeito, atualmente é considerado uma forma de expressão dentro do conjunto das artes visuais especificamente da Arte de Rua ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade.

Distingue-se o grafite, como uma elaboração mais complexa do que a simples pichação. A partir de 1968, a prática do grafite generalizou-se pelo mundo, em diferentes contextos, tipos e estilos, que vão do simples rabisco ou de tags repetidas como uma espécie de demarcação de território, até grandes murais executados em espaços especialmente designados para tal, ganhando status de verdadeiras obras de arte.

Dentre os grafiteiros, talvez o mais célebre seja Jean-Michel Basquiat no final dos anos 1970, despertou a atenção da imprensa nova-iorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan.

Posteriormente Basquiat ganhou o rótulo de neoexpressionista e foi reconhecido como um dos mais significativos artistas do final do século XX. Atualmente no século XXI, muitas pessoas usam o grafite como arte em museus de arte.

O movimento do Hip Hop é um grupo que está intimamente conectado ao universo do Grafite, pois para este movimento a manifestação através de desenhos e mensagens, garante a liberdade de expressar as mazelas da humanidade, e ajuda a refletir a realidade dos menos favorecidos. O Grafite teve seu início no Brasil na década de 1970, na cidade de São Paulo, e insatisfeitos com o tom e linha que seguiam os americanos e desenvolveram as próprias técnicas, ao complementar o toque de "brasilidade", fato este que colocou em destaque o traço brasileiro entre os melhores do mundo.

Dentre os materiais básicos para se desenvolver as artes em grafite, estão o látex e a lata de spray, além de outras ferramentas que programam fazer da arte ainda mais viva.

Os termos utilizados nesta modalidade artística são: Spot, local onde se desenvolve a arte do grafite; Toy, termo designado ao grafiteiro que é iniciante; Tag, que é a assinatura de quem desenhou; Bite, aquele que copia o estilo de determinado grafiteiro; Crew, grupo de amigos que se reúne para pintar em um mesmo local e o Writter ou Grafiteiro, que é o artista responsável pela pintura.

Os grafiteiros mais famosos no Brasil são: Os Gêmeos, Eduardo Kobra e Ramon Martins. Entre os espalhados pelo mundo, podemos destacar os seguintes: Banksy (Inglaterra), Kurt Wenner (Alemanha), Eric Grohe (Estados Unidos), Smug (Escócia), Edgar Mueller (Alemanha).

Existe uma grande diferença entre o grafite e a pichação. O grafite é considerado uma arte contemporânea com características urbanas, já a pichação é uma atitude de vandalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com