TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Brasil

Trabalho Escolar: Historia Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

ntrodução:

A história do Brasil, as mais importante a ser estudada. Ela mostra como se formou o Brasil, nos aspectos economicos, sociais e políticos, o estudo desse tema pode explicar as várias crises no país e o baixo desenvolvimento e ainda nos mostrar que até hoje ainda existe o conceito do Brasil como país colonia, pois ele ainda depende muito dos outros países e ainda á questão do país agroexportador que existe desde muito o começo a organização do país.

Desenvolvimento:

Questões.

1.Caracteriza o 1ºReinado quanto à organização política, considerando.

a) Forma de governo:

A forma de governo do primeiro reinado( de Dom Pedro I) era totalmente autoritária, ele que decidia por todas as atitudes do país. Isso graças á Constituição Outorgada.

b) Poderes:

Dom Pedro I com a implatação da Constituição Outorgada dividiu o governo em 4 poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador.

Os poderes legislativo, executivo e judiciario eram exercidos de forma semelhante ao da contituição de 1823, o que mudava era o novo poder o moderador que era liderado pelo rei, com ele Dom Pedro poderia interferir em todas as decisões tomadas pelos demais poderes.

c)Constituição de 1824:

Ocorreu em 25 de março de 1824, chamava se Outorgada pois ela foi imposta pelo Dom Pedro sem nenhuma interferencia dos cidadãos. Estabelecia os quatro poderes do Brasil sendo, Judiciário, Legislativo, Executivo e Moderador, ele também estabelecou que as

eleições seriam censitárias, ou seja, poderiam votar somente homens que tivessem uma renda minima estabelecida pelo governo.

2.Faça um quadro comparativo entre as regencias UNA de Araújo Lima e Feijó:

Diogo Antônio Feijó

Periodo: 1835-1837

Politica: era liberal, mas sem perder um pouco do lado concervador

Economia: era totalmente controlada pelos latifundiários que eram na sua maioria concervadores

Sociedade:estava dividida entre concervadores( que eram os mais ricos) e os liberais( que tinham ideias de trazer tecnologias para o Brasil, além de serem a favor da libertação da escravatura)

Araújo Lima

Periodo: 1837-1840

Politica:extremamente conservadora.

Economia: Foi nesse periodo em que a decadencia do cultivo da cana de açucar começou, fazendo assim uma grande crise na economia e grandes revoltas.

Sociedade: estava totalmente dividida entre os conservadores e liberais acarretando assim varias revoltas.

3.Caracterize o 2º reinado quanto á:

a)Organização política:

Devido aos grandes conflitos entre concervadores e liberais, Dom Pedro II decidiu implantar novamente a poder de Moderação, que teve muita utilidade da organização do Estado. Também existia a questão da proibição do trafico negreiro, imposto pela Inglaterra. Todos esses fatores fizeram com que a instabilidade do governo caísse, fazendo assim com que em 15 de novembro de 1889 o imperador desse um golpe de estado quebrando a monarquia e implantando a república.

b)Desenvolvimento econômico:

O desenvolvimento economico foi muito grande nesse período, chamado de “Ouro verde”, que foi o ápice da econimia cafeeira.Eram os Barões do café que movimentavam a economia brasileira e como o estado não tinha muitas riquezas Dom Pedro II era parte submetido as vontades dos Barões que tinham dinheiro.

c)Sociedade:

Como os Barões ganhavam fortunas com a exportação do café, eles começaram a mudar seu modo de pensar, mudaram para as cidades e construiram grandes casas para mostrar seu poder. Mas as cidades naquela época eram pequenas, sem pavimentação e essa realidade teria que mudar. O imperio não era rico, assim quem bancou o aumento das cidades também foram os Barões.

Outro aspecto muito importante é que com o aumento das cidades iniciava a necessidade dos chamados “Escravos de Ganho “, quem eram escravos que faziam os trabalhos na cidade e que eram parcialmente remunerados para isso, Os escravos da zona rural, quando ficaram sabendo começaram a querer ir também para as cidades pois o seriço era mais fácil.

4.Com base no filme Mauá, o Imperador e o Rei, caracterize o 2º reinado considerando os itens a seguir:

a)Identificando caracteristicas de tradição colonialista portuguesa.

A maior demonstração do pensamento colonialista era dos concervadores, que julgavam o Brasil como um país exclusivamente agropecuário e que ele nao poderia se desenvolver com as tecnologias como as industrias, a forma mais clara de se ver

isso no filme é a luta incessante que o Visconde de Feitosa tem contra Mauá para que ele não consiga trazer as industrias para o Brasil e posteriormente que ele entre em falencia sem nenhuma ajuda do império.

b)Apresentando a presença de ideologias européias do século XIX.

As ideologias européias estavam claramente expressas na forma de pensar e agir do Visconde de Mauá, que ao invés de pensar no Brasil como um pais agroexportador ele queria trazer a industrialização, a inovação para o país.

c)Identificando e explicando sinais de modernidade a economia brasileira.

A criação das ferrovias para transportar o café, possibilitando carregar uma quantidade maior de café em menor tempo, e a criação de novos bancos para poder armazenar o capital gerado pelas exportação do café e estabilizando a economia do pais.

d) Identifique elementos que confirmem as transformações sociais(no trabalho) na socidade brasileira.

No filme mostra que naquele momento os Ingleses queriam a escravidão abolida, pois assim os escravos iriam comprar a aumentar a renda do banco. Essa atitude motivou os negros e eles tabém começaram a lutar para obterem seus direitos. Já existiam os escravos de ganho e esses agora faziam acordo com seus senhores para eles trabalharem e receberem ate ter dinheiro para comprar sua liberdade.

O governo se sentindo pressionado com isso crio novas leis como a do Ventre Livre( julgava livre todo filho de escravo que nascera apos aquela data), Lei do

Sexagenário( declarava livre todo negro com mais de 65 anos) até chegar á Abolição em 1888.

Considerações finais:

Esta matéia pode nos mostrar que as mudanças de um país depende de seu povo e dos governantes, essas mudanças ocorrem de forma lenta pode levar vários séculos e que além do povo o mais importante é a iniciativa dos governantes que tomam as decisões pela nação.

Bibliografia:

SOUZA, Rainer Gonçalves,;disponível em < http://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/a-politica-segundo-reinado.htm> acessado em 29/08/2011 15:30

SOUZA, Rainer,disponível em< http://www.brasilescola.com/historiab/regencia-una-feijo.htm >acessado em 29/08/2011 16:25

Disponível em< http://pt.wikipedia.org/wiki/Diogo_Ant%C3%B4nio_Feij%C3%B3 >acessado em 29/08/201117:42

BATISTA,Rodrigo;disponível em< http://www.historiabrasileira.com/periodo-regencial/regencia-una-de-feijo/ >acessado em 28/08/2011 17:18

BATISTA,Rodrigo;disponível em< http://www.historiabrasileira.com/periodo-regencial/regencia-una-de-araujo-lima/ >acessado em 28/08/201117:15

Disponível em< http://www.brasilescola.com/historiab/primeiro-reinado.htm >acessado em 28/08/201117:13

SOUZA,Rainer;disponível em acessado em 28/08/201117:03

Disponível em acessado em 28/08/201116:38

Disponível em< http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_I_do_Brasil#Constitui.C3.A7.C3.A3o_Imperial> acessado em 28/08/201116:34

Disponível em acessado em 28/08/201116:04

...

Baixar como  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »