TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História - Brasil

Resenha: História - Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

História – O Brasil foi descoberto pelos europeus em 1500. Em 1815 se torna um reino unido com Portugal. A independência do Brasil se deu em 1822. O país se tornou uma república em 1889. A sua constituição atual foi formulada em 1988.

Localização – América do Sul.

Língua oficial – Português

Clima – A maior parte do país é tropical. O Brasil acolhe seis principais subtipos climáticos: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, temperado e subtropical.

Meio Ambiente – A grande extensão territorial do Brasil abrange diferentes ecossistemas, como a Floresta Amazônica, reconhecida como tendo a maior diversidade biológica do mundo, a Mata Atlântica e o Cerrado, sendo o Brasil reconhecido como um país megadiverso.

População – 192 376 496 hab. (em 2011)

Etnias – A maioria dos brasileiros descendem de povos indígenas do país, colonos portugueses, imigrantes europeus e escravos africanos.

Problemas Sociais – Desemprego, violência e criminalidade, desigualdade social e problemas relacionados à saúde, educação e habitação.

Economia – O país tem grandes e desenvolvidos setores agrícola, minerador, manufatureiro e de serviços, bem como um grande mercado de trabalho.

Educação – A educação brasileira é dividida em Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior.

Cultura –A cultura do Brasil é majoritariamente de raiz lusitana, mas outros grupos étnicos deixaram influências profundas na cultura nacional, destacando-se os povos indígenas, os

africanos, os italianos e os alemães.

Literatura – São grandes nomes Machado de Assis, Olavo Bilac, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Cecília Meireles.

Moçambique

História – Entre os séculos X e XIX existiram no território vários estados bantus. A penetração portuguesa em Moçambique foi iniciada no início do século XVI. Tornou-se independente a 25 de Junho de 1975.

Localização – África Austral.

Língua oficial – Português

Clima – O clima do país é húmido e tropical.

Meio Ambiente – O país possui grande biodiversidade terrestre e marinha, dando ao país uma riqueza inimaginável.

População – 20 069 738 hab. (em 2007).

Etnias – O número de brancos é muito reduzido. É um país multi-racial de esmagadora maioria negra, sendo 46,1% são macuas, 53% tsongos, malavis e chonas, e 0,9% outros.

Problemas Sociais – Carência de alimentos, conflitos étnicos, AIDS, baixa expectativa de vida.

Economia – Cerca de 45% do território moçambicano tem potencial para a agricultura, porém 80% dela é de subsistência.

Cultura – Moçambique é reconhecido pelos seus artistas plásticos: escultores e pintores. A música vocal moçambicana também impressiona os visitantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com