TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Arte no Brasil

Por:   •  18/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.943 Palavras (8 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A arte brasileira surgiu da mistura de outros estilos; A História da Arte revela as variadas maneiras de se interpretar o mundo e o ser humano ao longo do tempo.

A trajetória vai desde a pré-história até o modernismo, teve uma influência externa, esta influência teve início com a colonização do Brasil por Portugal, mesmo com essa influência conseguiam transmitir o brasileirismo, transformando o que vinha de fora, tipicamente brasileiro. Foi na semana da arte moderna que se marcou a história da arte no país. A História da Arte acompanha todo o desenvolvimento da história da humanidade.


O QUE É ARTE?

Arte: termo utilizado para representar toda e qualquer representatividade artística produzida especialmente no Brasil. Produções artísticas de diversas culturas, (indígenas, inspiração barroca, registros pictóricos). Com a vinda da Missão Artística Francesa no século XIX, projetam a primeira escola de Arte no Rio de Janeiro, por meio da academia Imperial de belas Artes. Depois sob influência expressionista, cubismo e surrealismo europeu, junto com uma valorização primitiva.


ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA NO BRASIL

Há sites como Wikipédia que trazem dados, como “As mais antigas manifestações de pinturas rupestres no Brasil encontram-se na serra da Capivara, no Piauí, datando de cerca de 13000 a.C. Na documentação arqueológica brasileira, predominam o uso de materiais como osso, chifre, pedra e argila, para a confecção de objetos utilitários (recipientes, agulhas, espátulas, pontas de projétil), adornos (pingentes e contas de colar) e cerimoniais, atestando uma preocupação estética observável, sobretudo, na extraordinária variação de formas geométricas e no tratamento das superfícies e dos retoques.”


ARTE INDÍGENA NO BRASIL

Foram encontradas artes dentre o período de 5000 a.C. e 1100, de artefatos de cerâmica muito interessantes, (complexos vasos antropomorfos e zoomorfos) com toques ornamentais.

De forma abrupta a arte indígena e pintura corporal, atingem grande complexidade em termos de cor e desenho, o que se admira é a forma da confecção com pigmentos e vegetais como matéria prima.


A HISTÓRIA DA ARTE

O Brasil tem como riqueza, vários sítios arqueológicos, que são protegidos pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) Outra a ser citada é a arte indígena, na época do descobrimento do Brasil, quando no início, havia cerca de 5 milhões de índios. Atualmente, esse número foi reduzido, assim como parte de sua cultura.

A história da arte tem um grande histórico, pois vem se desenvolvendo desde o desenvolvimento do ser humano. Então está dividida em vários períodos:


PERÍODOS, GRUPOS E MOVIMENTOS

Barroco e Rococó

O Barroco um estilo dominante durante o período colonial, com o objetivo de catequizar os indígenas, um estilo dinâmico, narrativo, ornamental, dramático, cultivando os contrastes e uma plasticidade sedutora, está escola teve maior ênfase no nordeste e em Minas gerais. Nasceu na Itália entre o sec. XVI e VVII, uma cultura que enfatizava o contraste, o conflito, o dinâmico, o dramático, o grandiloquente, a dissolução dos limites. O Barroco apareceu no Brasil quando já se haviam passado cerca de cem anos de presença colonizadora no território. formado por influências europeias e adaptações locais, dando enorme ênfase à sensorialidade e à riqueza dos materiais e formas. Os primeiros edifícios sacros do Brasil foram erguidos a partir da segunda metade do século XVI. As mais simples empregaram a técnica do pau-a-pique, sendo cobertas com folhas de palmeira, mas desde logo se preocuparam com a durabilidade e solidez dos edifícios. As plantas buscavam a funcionalidade, compondo basicamente um quadrilátero sem divisão em naves e sem capelas laterais, com uma fachada elementar que implantava um frontão triangular sobre uma base retangular, e não havia, nesse período inaugural, preocupação com ornamentos. Com o tempo, as fachadas adquiriam mais verticalidade e movimento, pera, losango, estrela, oval ou círculo - e os frontões, mais curvas, relevos em pedra e estatuária.

Grande parte das pinturas barrocas brasileiras foi realizada em têmpera ou óleo sobre madeira ou tela, e inserida na decoração em talha.

A maior parte da estatuária barroca brasileira acabou por ser criada em madeira policroma. O barro foi usado principalmente no início, embora nunca fosse abandonado, e a pedra foi ocorrência rara, mais reservada à decoração de fachadas e monumentos públicos. Por regra a estatuária era pintada com cores vivas e não raro recebia douramentos, sendo decorada com ornamentos acessórios como coroas e resplendores em prata e ouro, que podiam ser cravejados de pedras preciosas. Também podia receber olhos de vidro, dentes de marfim e vestidos de tecido. Se as vestes da figura fossem ter douramento, eram aplicadas sobre a camada do bolo armênio finíssimas folhas de ouro, que podiam ser polidas para realçar o brilho, ou não, criando um dourado fosco. O prateamento era mais raro, e mais custoso, pois não havia minas de prata no Brasil e o material era obtido da fundição de moedas peruanas.

Por outro lado, em parte ao Barroco, tão identificado com o Brasil, se deve o crescimento do turismo cultural.

Há uma clara integração das artes como um todo, ou seja, a arquitetura complementa e é complementada pela escultura, pintura e ornamentos.

O Rococó, com mais liberdade, uma profusão de igrejas novas, sem ter de adaptar ou reformar edificações mais antigas já estabelecidas e ainda em uso, o que as torna exemplares no que diz respeito à unidade estilística.

O rococó surgiu na França ainda no período barroco.

•        Ornamentação com linhas curvas e utilização de formatos orgânicos, como conchas, flores e folhagens.

•        Sua ornamentação é mais descompromissada que a do barroco que é bem austera.

•        Estilo que se vale das cores claras em tons pastéis e efeitos bucólicos.

•        A decoração muitas vezes é bastante rebuscada, carregando os ambientes de formas e efeitos.

No auge do século do ouro, as igrejas são decoradas para mostrar o poder da Igreja. A utilização de curvas e espirais prevalecem nas obras deste período. Os artistas utilizam muito matérias-primas típicas do Brasil, tais como: pedra-sabão e madeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com