TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO BELEZA

Tese: INTRODUÇÃO BELEZA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2014  •  Tese  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  1.068 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO À ESTÉTICA - A BELEZA

“A beleza é sempre uma espécie de harmonia visível, que penetra suavemente nos corações humanos (U. Foscolo)”.

O que é BELEZA?

Conceitos:

• Antiguidade: Beleza associada a outras qualidades

• “O justo é o mais belo”

• Platão: a Beleza como harmonia e proporção

• Na Idade Média - imagem bem proporionada

• Relações matemáticas – sons musicais

• Proporção arquitetônica

• A partir do século XVIII - ampla ressonância aos aspectos subjetivos indetermináveis do gosto.

• Belo é aquilo que agrada de maneira desinteressada, sem ser originado a um conceito.

• O gosto é a faculdade de julgar um objeto mediante um prazer ou desprazer. O objeto deste prazer é definido como belo.

• Na concepção neoclássica, a Beleza é vista como uma qualidade do objeto de percebermos como belo e por isso recorre-se a definições clássicas.

• Para os primeiros pitagóricos, a harmonia consistia na oposição entre par e ímpar, masculino e feminino, direita e esquerda...

• Oposição de contrários onde só um deles é perfeito: o ímpar e a reta são perfeitos, os opostos representam o erro, o mal e a desarmonia.

• A harmonia não é a ausência, mas equilíbrio de contrastes.

• Portanto, a especulação pitagórica reconhece uma exigência de simetria que sempre esteve viva em toda a arte grega

O intuito em discutir o tema beleza é desenvolver uma conceituação independente dos padrões da mídia e centralizada na inter-relação dos aspectos físicos, mentais e espirituais.

A estreita relação existente entre mente e corpo nos faz entender que a beleza denota não apenas o próprio bem estar como também amor próprio. O aspecto exterior é aquele que nos impressiona primeiro. Isso pode ser modificado em um próximo momento, quando se atinge um nível consciente.

Cada pessoa nasce com certo patrimônio estético e expressivo, mas com morfologia e características diversas. Herdamos desde o nascimento um valor, um ponto de força e beleza que seria justo manter-se com o tempo.

Normalmente nascemos belos e saudáveis, mas com o passar do tempo temos dificuldade para nos manter assim. O aparecimento de uma alteração estética é quase sempre ligado à saúde, ao desequilíbrio físico, emotivo ou psicológico, quase sempre ligados ao nosso estilo de vida.

O homem é a mais perfeita máquina vivente, a mais bela e a mais expressiva. Para sobreviver têm necessidades, sobretudo de sol, água, ar e terra, somados a uma alimentação natural e saudável.

O organismo acumula e descarrega energia constantemente. Para estar em perfeito equilíbrio bastaria manter íntegra as duas forças vitais: energia que acumulamos e energia que liberamos, recorrendo aos quatro elementos básicos da vida.

Porém, analisando aquilo que o mundo de hoje nos oferece, nota-se que qualquer forma de tranqüilidade e serenidade interior nos é banida, repercutindo sobre nossos órgãos e fazendo com que sejam evidenciados concretamente os primeiros sinais de desarmonia estética, como por exemplo queda de cabelo, celulite, rugas, flacidez dentre outras disfunções que, na maioria das vezes, evolui para uma patologia instalada.

RELAÇÃO MENTE X PELE

Qual a relação entre a mente de uma pessoa, seus pensamentos, emoções, comportamento, seu sistema imunológico, sua saúde?

Durante décadas foram concentrados esforços internacionais em desvendar detalhadamente a resposta para esta pergunta. Várias tradições antigas já pregavam que a mente controla o corpo e que tudo está ligado a tudo. Mas de que maneira isto acontece? Como a mente movimenta moléculas do corpo? Como nossos pensamentos e emoções podem levar à doença ou à cura?

Qualquer coisa que acontece no cérebro é observada pelo organismo: stress, desespero, bem-estar ou felicidade, as células sabem e dependendo do caso, sua ação é diminuída ou aumentada.

“A mente é um grande mistério onde se produz pensamento”.

A pele e o sistema nervoso são extremamente interligados através de milhões de receptores sensoriais e neurotranmissores. Além desta interligação, pele e sistema nervoso têm a mesma origem embriológica.

Os neurotransmissores são substâncias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com