TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Império Bizantino e suas artes

Por:   •  13/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  1.043 Visualizações

Página 1 de 6

IMPÉRIO BIZANTINO:

HISTÓRIA E ARTES

ÍNDICE

1.0 INTRODUÇÃO

2.0 O SURGIMENTO DO IMPÉRIO BIZANTINO E DE SUAS ARTES

3.0 SOCIEDADE BIZANTINA

3.1 ECONOMIA

3.2 RELIGIÃO

3.3 POLÍTICA

4.0 ARTES BIZANTINA

4.1 PINTURA

4.2 ESCULTURA

4.3 MOSAICOS

4.4 ARQUITETURA

5.0 CONCLUSÃO

6.0 BIBLIOGRAFIA

1.0- INTRODUÇÃO

O estudo a seguir apresentado neste trabalho envolve não apenas a análise de uma cultura importantíssima para o mundo hodierno, como também, a compreensão de todo um sistema social, político e econômico romano concebido no século IV a.C.

Conquanto, é necessário além dos costumes – pintura, filosofia, escultura, arquitetura, política e literatura -, para que haja assimilação total da sociedade bizantina. É preciso, similarmente, do contexto histórico em que ocorreu o surgimento da cidade Constantinopla, atual Istambul, de tamanho significado.

Estes dois temas – compreensão do sistema cultural e circunstâncias da formação de Constantinopla -, serão amplamente abordados para um bom aprendizado sobre as antigas artes que, nos dias de hoje, permanecem mais fortemente gravadas no cotidiano ocidental.

2.0 - O SURGIMENTO DO IMPÉRIO BIZANTINO E DE SUAS ARTES

Em função de invasões bárbaras no império romano ocidental em meados do século IV, por ordens do imperador Constantino no ano de 330, a capital foi transferida para a antiga cidade oriental Bizâncio, no momento renomeada para Constantinopla em homenagem ao monarca romano. A mudança da capital facilitou o desenvolvimento dos Reinos Bárbaros e propicia o aparecimento da arte bizantina.

Em 476, ocorre a queda do império romano ocidental após os constantes atentados bárbaros. Enquanto que, em Constantinopla, por localizar-se entre o mar Egeu e o mar Negro tornou-se um grande centro comercial. Foi durante o império de Justiniano (526-565) que a grande Constantinopla começou a dar origem as suas características obras, recebendo o nome de a Idade de Ouro do Império.

Por conta da localização de Constantinopla, a arte foi fortemente influenciada por princípios da Grécia, de Roma e do Oriente, formando um estilo único e diferente de qualquer outro já visto. No entanto, dirigidos pela religião, os artistas eram firmemente limitados quanto a arte produzida reduzindo as opções de pintura e escultura às imagens de imperadores e ícones sagrados. O clero era responsável por organizar o que seria produzido.

Imagem 1: Constantinopla já desenvolvida

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-XhwKrtk497E/VRGisGj-T_I/AAAAAAAAHUY/sdQ47XepQVA/s1600/constantinopla-1000dc_despertaferro-n4.jpg

3.0 – SOCIEDADE BIZANTINA

A sociedade bizantina, assim como todo meio social da época, caracterizava-se pelas divisões com camadas sociais. O rei sobre todos, logo abaixo a nobreza e o clero, em seguida os cavaleiros e senhores feudais e por último, soldados, camponeses e escravos.

O povo, em geral, gostava de apresentações de circo, corridas de carro e perdiam tempo discutindo sobre religião e esportes. A nobreza quase sempre em conflito com as escolhas do rei e o clero, com sua vasta influência, sempre usufruía de sua importância. A sociedade de forma geral era constituída de vários povos, dando uma heterogeneidade aos costumes praticados.

Imagem 2: Pirâmide feudal

Fonte: http://blocs.xtec.cat/historiadorsdelsert2012/files/2012/09/piramideEdad-Media.png

3.1 - ECONOMIA

Destacam-se o comércio e a agricultura na sociedade bizantina. A agricultura sempre praticada por camponeses e escravos. O comércio era praticado por terra ou mar e por sua urbanização existiam corporações que fabricavam produtos manufaturados. Dando destaque que toda a economia era controlada pelo estado, ou seja, era praticado o mercantilismo.

Imagem 3: O solidas, moeda de ouro bizantina, pode ser considerado o dólar da Idade Média.

Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e2/Solidus-Justinian_II-Christ_b-sb1413.jpg/220px-Solidus-Justinian_II-Christ_b-sb1413.jpg

3.2 – RELIGIÃO

No princípio era a mesma religião do império romano. A autoridade máxima era o Papa e as construções eram próximas. A Igreja exercia papel de legitimação do poder do rei que por sua vez trabalhava para que a doutrina fosse mantida. Por conta dos conflitos entre as doutrinas católicas e o monofisismo do oriente, a igreja bizantina passou a chamar-se Igreja Ortodoxa. Em torno do século VIII, ocorreu o movimento da iconoclastia e as imagens foram retiradas juntamente com os ídolos.

Imagem 4: Maria e o menino Jesus

Fonte: http://www.beatrix.pro.br/imagens/bizantino_iconechoravirgin.jpg

3.3 – POLÍTICA

Sem aprofundar no assunto, em síntese, a política bizantina era categoricamente despótica e teocêntrica, ou seja, o imperador controlava absolutamente não apenas o Estado como também a igreja. Sistema político denominado como Absolutismo.

Imagem 5: Mosaico do imperador Justiniano I

Fonte: http://divulgauned.es/wp-content/uploads/2016/06/mitos_justiniano-216x300.jpg

4.0 – ARTES BIZANTINAS

Como foi dito no início deste trabalho, a cultura bizantina foi influenciada por vários povos de diferentes costumes e etnias, dando um caráter único e de estimado valor possuindo uma esfera limitada de ação, já que a igreja não fornecia liberdade de expressão. Apesar disso, desenvolveram-se artes que permanecem gravadas até o momento atual, como os mosaicos, a pintura em afresco, sua arquitetura e esculturas. No entanto, a arte bizantina recebe grande relevância por conta de sua arquitetura e decoração das igrejas.

4.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com