TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jackson Pollock: Vida e Arte

Por:   •  2/5/2023  •  Abstract  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 2

Jackson Pollock nasceu em Cody, Wyoming, em 28 de janeiro de 1912, filho de um agricultor e uma professora. Quando criança, ele mostrou interesse em arte e música, mas seus pais não foram muito favoráveis a essas atividades. Aos 18 anos, Pollock mudou-se para Nova York para estudar arte na Art Students League, onde conheceu artistas como Thomas Hart Benton e Diego Rivera, que influenciariam seu trabalho posterior.

Em 1936, Pollock começou a trabalhar na Works Progress Administration, um programa governamental que empregava artistas para criar obras de arte públicas. Durante esse período, ele desenvolveu seu estilo de pintura, experimentando com diferentes técnicas e materiais. Ele também se envolveu com o círculo de artistas e intelectuais de Nova York, incluindo Peggy Guggenheim, que se tornaria sua mecenas.

No final dos anos 1940, Pollock desenvolveu sua técnica de gotejamento, na qual ele derramava tinta diretamente na tela em vez de usá-la para pintar com pincel. Essa técnica se tornou sua marca registrada e ajudou a definir o movimento do expressionismo abstrato. Em 1949, Pollock viajou para Paris para uma exposição de sua obra, que foi um grande sucesso.

No entanto, Pollock lutou com problemas pessoais e de saúde mental, incluindo alcoolismo e depressão. Esses problemas afetaram sua produção artística e sua relação com amigos e familiares. Em 1956, Pollock morreu em um acidente de carro aos 44 anos.

Apesar de sua vida curta e tumultuada, a obra de Pollock continua a ser admirada por sua inovação e originalidade. Sua técnica de gotejamento influenciou muitos artistas posteriores e ajudou a definir a arte moderna americana. Hoje, suas obras são exibidas em importantes museus de todo o mundo e continuam a inspirar novas gerações de artistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com