TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUTENCAO

Exames: MANUTENCAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.942 Palavras (8 Páginas)  •  1.170 Visualizações

Página 1 de 8

Pergunta 1

1. Nas organizações, um dos aspectos do poder coercitivo está expresso pela violência e pelo assédio moral. Esse poder nasce do encontro entre a inveja e a perversidade. O assédio diz respeito à “conduta abusiva que se manifesta notadamente por comportamentos, palavras, atos, gestos, que podem causar danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, colocando em risco o emprego desta ou degradando o clima de trabalho.” (HIRIGOYEN, 1998, p. 55) Ainda que o assédio no trabalho seja tão antigo quanto o próprio trabalho, somente no começo da década de 1990 é que ele realmente foi identificado como um fenômeno destrutivo, não só reduzindo a produtividade, mas também favorecendo o absenteísmo (ausências dos empregados ao trabalho), devido aos danos psicológicos que envolvem. O assédio moral nas organizações, geralmente, nasce de forma insignificante e propaga-se pelo fato de as pessoas envolvidas não quererem formalizar a denúncia por medo de perder o emprego ou encararem de modo superficial o problema, deixando passar as insinuações e as chacotas; em seguida, os ataques multiplicam-se e a vítima é regularmente acuada, colocada em estado de inferioridade, submetida a manobras hostis e degradantes por longo período.

Essas agressões, não infligidas diretamente, provocam uma queda de autoestima e, cada vez mais, a pessoa sente-se humilhada, usada.

No poder coercitivo, as pessoas reagem por medo dos resultados negativos que possam ocorrer se falharem na concordância. Ele se apoia na ameaça ou na aplicação de sanções físicas como:

I. Infligir dor, geração de motivação através da promoção da liberdade de movimento ou de controle, à força, de necessidades básicas fisiológicas ou de segurança. A pessoa pode tornar as coisas difíceis para os outros, trazendo dificuldades culturais.

II. Infligir frustração, geração de motivação através da promoção da liberdade de movimento ou de controle, à força, de necessidades básicas fisiológicas ou de segurança. A pessoa pode tornar as coisas contraditórias para os outros, trazendo confusão na cultura estabelecida.

III. Infligir dor e geração de frustração através de restrições de movimento ou de controle, à força, de necessidades básicas fisiológicas ou de segurança. A pessoa pode tornar as coisas difíceis para os outros, trazendo constrangimentos.

a. Apenas a alternativa I está correta.

b. Apenas a alternativa II está correta.

c. Apenas a alternativa III está correta.

d. Apenas as alternativas I e II estão corretas.

e. Todas as alternativas estão corretas.

0,5 pontos

Pergunta 2

1. A ação gerencial reflete o comprometimento, a autodisciplina e a adaptabilidade pessoal na consecução de uma missão, aliando toda a dimensão de segurança fornecida pelo conhecimento administrativo ao comportamento pessoal na busca de novos horizontes. Assim sendo, as competências são passíveis de serem aprendidas e seu estudo faz parte dos currículos das escolas de administração. O aprendizado gerencial envolve quatro dimensões básicas: a cognitiva, a analítica, a comportamental e a habilidade de ação.

É preciso saber categorizar problemas administrativos e ver relação entre as categorias; compreender o particular por meio do conhecimento faz parte do significado das habilidades gerenciais na dimensão:

I. Cognitiva.

II. Analítica.

III. Comportamental.

IV. De ação.

Assinale a alternativa verdadeira:

a. Apenas a afirmativa I está correta.

b. Apenas a afirmativa II está correta.

c. Apenas a afirmativa III está correta.

d. Apenas a afirmativa IV está correta.

e. As afirmativas I, II e III estão corretas e se completam.

0,5 pontos

Pergunta 3

1. As competências individuais devem levar em conta as mudanças nos locais de trabalho e as necessidades da indústria, de maneira que a competência específica inclua a capacidade de aplicar habilidades, conhecimentos e comportamentos a situações novas e às mudanças no processo de trabalho, e não apenas nas tarefas desempenhadas atualmente. Isso reforça a “tese de desenvolver as competências individuais e específicas à luz das competências essenciais, ao invés de trabalhar somente com base em características de personalidade”, diz Nisembaum (2000).

Podemos separar as competências individuais segundo a sua potencialidade: pessoas potencialmente competentes e pessoas efetivamente competentes. Pessoas potencialmente competentes são:

I. Pessoas que desenvolvem e possuem características, atributos e requisitos para desenvolver as tarefas.

II. Pessoas que aplicam os requisitos e atributos com êxito em suas ações e atividades, com resultados claros.

III. Pessoas que colocam em prática suas capacidades com êxito em suas ações e atividades.

Assinale a alternativa verdadeira:

a. Apenas a afirmativa I está correta.

b. Apenas a afirmativa II está correta.

c. Apenas a afirmativa III está correta.

d. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

e. As afirmativas I, II e III estão corretas.

0,5 pontos

Pergunta 4

1. As definições de competências enfocam a condição de aplicação adequada de conhecimentos, habilidades e destrezas; juntamente com atitudes e compromissos, bem como a capacidade integral de exercer uma atividade. Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa verdadeira:

I. Esta definição contrapõe-se à aplicação do conceito em um campo restrito da educação, no qual se considera competências como o desenvolvimento de múltiplas capacidades.

II. Esta definição está de acordo com a compreensão de que uma pessoa competente em seu trabalho deve adquirir conhecimento e desenvolver habilidades variadas para a tomada de decisão, solução de problemas e conflitos e para negociar.

III. Esta definição está de acordo com a compreensão de que trabalhar com competência é ter habilidades e comportamento em lugar do antigo esquema de conhecimento e de destrezas.

a. Apenas a afirmativa I está correta.

b. Apenas a afirmativa II está correta.

c. Apenas a afirmativa III está correta.

d. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

e. As afirmativas I, II e III estão corretas.

0,5 pontos

Pergunta 5

1. A competência está associada às realizações das pessoas, àquilo que elas produzem e/ou entregam. A competência não é um estado ou um conhecimento que se tem e nem é resultado de treinamento. Há competência apenas quando há competência de ação. É o saber (conhecimento), saber fazer (habilidade) e querer fazer (atitude) e, principalmente, saber fazer acontecer. A atitude (querer fazer) representa uma predisposição das pessoas para um objeto, situação ou pessoa, que condiciona a sua atuação ou conduta para o mesmo. Nesse sentido, podemos afirmar que as atitudes:

I. Representam uma forma de comportamento, refletindo a posição unicamente favorável para o objeto, situação ou pessoa.

II. São constituídas por três componentes: cognitiva, afetiva e de estratégia de ação.

III. São, nos indivíduos, uma predisposição de reação que exerce uma influência frente à resposta de uma pessoa à outra, a uma coisa, uma ideia ou a uma situação.

Assinale a alternativa verdadeira:

a. Apenas a afirmativa I está correta.

b. Apenas a afirmativa II está correta.

c. Apenas a afirmativa III está correta.

d. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

e. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

0,5 pontos

Pergunta 6

1. Habilidade (saber fazer) é um conceito que varia de autor para autor; porém, geralmente, são consideradas como algo menos amplo do que as competências, porquanto a competência é constituída por várias habilidades. É correto dizer, portanto, que:

I. A habilidade não pode pertencer a uma determinada competência, uma vez que esta mesma habilidade pode contribuir para competências diferentes.

II. A habilidade é inseparável da ação e exige domínio de conhecimentos.

III. As habilidades estão relacionadas com a capacidade de prática.

a. Apenas a afirmativa I está correta.

b. Apenas a afirmativa II está correta.

c. Apenas a afirmativa III está correta.

d. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

e. As afirmativas I, II e III estão corretas.

0,5 pontos

Pergunta 7

1. Um líder eficaz em uma organização deve ter: habilidades cognitivas apropriadas ou habilidade mental e conhecimento; um grau realista de autoconfiança, característica que determina sua qualidade de manter-se calmo sob pressão; confiabilidade, _____________________ e, principalmente, inteligência emocional.

Qual alternativa preenche adequadamente o espaço aberto na frase acima?

a. Característica que determina sua integridade comportamental.

b. Característica que determina sua capacidade de liderar.

c. Característica que determina sua capacidade intelectual para liderar.

d. Característica que determina sua capacidade de influenciar pessoas.

e. Todas as alternativas estão corretas.

0,5 pontos

Pergunta 8

1. Liderar é conduzir pessoas rumo a um objetivo. Liderança é a influência que uma pessoa exerce sobre outros indivíduos e sobre as atividades dos grupos e equipes. A posição de liderança em um ambiente de trabalho está relacionada com o processo de interação entre as pessoas - como as pessoas interagem para responder pelas metas e pelos objetivos a serem atingidos. Porém, considerar como definição de liderança somente a capacidade de influenciar pessoas nos leva a crer que qualquer pessoa, até mesmo um assaltante, ao induzir que as pessoas lhe entreguem os seus pertences, esteja exercendo a liderança. Entretanto, esse enfoque não esgota o tema:

I. Porque a influência deve ser, de certa maneira, sancionada pelos seguidores; uma definição completa de liderança precisa descrever o contexto e o simbolismo captados no líder.

II. Porque uma definição completa de liderança precisa descrever o contexto e o simbolismo captados no líder, definindo o seu poder de coerção.

III. Porque dentro de um contexto real e principalmente organizacional, o líder tem como missão atingir os objetivos propostos.

a. Apenas a afirmativa I está correta.

b. Apenas a afirmativa II está correta.

c. Apenas a afirmativa III está correta.

d. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

e. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

0,5 pontos

Pergunta 9

1. O líder é alguém capaz de desenvolver uma cultura ou um sistema de valores baseados em princípios. Entretanto, este é um grande desafio que somente será alcançado por líderes com visão, coragem e humildade para aprender e crescer continuamente. Este é um aprendizado que acontece ouvindo, interpretando, observando tendências, percebendo e antecipando necessidades do mercado, avaliando sucessos e erros do passado e observando as lições que a consciência e os princípios ensinam. A liderança, sob o ponto de vista de Covey (1998), baseia-se em princípios, em leis naturais. Esta abordagem conduz a um novo paradigma, ao discutir sobre a vida das pessoas e a liderança que essas exercem nas organizações e sobre outras pessoas, baseadas em princípios invioláveis e em leis naturais na dimensão humana. Estas são as leis do universo referentes às relações e organizações humanas que fazem parte da condição humana, da percepção e da consciência dos indivíduos. Nesse contexto, entendemos a percepção como:

Um processo pelo qual o indivíduo responde a um conjunto de estímulos por meio dos sentidos, selecionando-os, comparando-os e interpretando-os.

Um processo pelo qual o indivíduo responde a um conjunto de estímulos por meio dos sentidos, selecionando-os e comparando-os convenientemente.

Um processo pelo qual um indivíduo recebe um conjunto de estímulos por meio dos sentidos, selecionando-os, comparando-os e respondendo convenientemente.

Podemos afirmar que:

a. Apenas a afirmação I está correta.

b. Apenas a afirmação II está correta.

c. Apenas a afirmação III está correta.

d. Apenas as afirmações I e II estão corretas.

e. Apenas as afirmações I e III estão corretas.

0,5 pontos

Pergunta 10

1. Os líderes eficazes têm a percepção não só das próprias emoções - pontos fortes e fracos – como também das dos outros, o que os capacita a entender suas reações. A inteligência emocional é considerada como o maior fator de contribuição para a eficácia da liderança. Esse tipo de inteligência tem a ver com a habilidade de conectar-se com as pessoas e de compreender suas emoções. Mediante pesquisa, descobriu-se que os líderes mais eficazes são parecidos num aspecto essencial: todos têm um alto grau de inteligência emocional.

Leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa verdadeira:

I. A inteligência emocional refere-se a qualidades como compreensão dos processos intelectuais, empatia pelos outros e controle das emoções.

II. A inteligência emocional refere-se a qualidades como compreensão dos próprios sentimentos, empatia pelos outros e controle das emoções.

III. A inteligência emocional refere-se a qualidades como compreensão dos processos intelectuais, comprometimento com os objetivos organizacionais e controle das emoções.

a. Apenas a afirmação I está correta.

b. Apenas a afirmação II está correta.

c. Apenas a afirmação III está correta.

d. Apenas as afirmações I e II estão corretas.

e. Todas as afirmações estão corretas.

...

Baixar como  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »