TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mango Mares

Trabalho Escolar: Mango Mares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 1

Cito 3 tipos de controles de acesso, diria que os mais convencionais que são:

Biometria que utiliza-se da identificação da digital de qualquer dedo cadastrado, normalmente utiliza-se o polegar. A biometria também engloba o reconhecimento de voz, íris, rosto e mão.

Cartão de acesso neste modelo utilizam-se cartões de proximidade ou com código de barras, onde cada usuário tem seu próprio cartão.

Acesso por senha esse método utiliza-se um teclado numérico ou alfanumérico, onde cada usurário tem sua senha de acesso.

Passo 2

Biometria

Biometria: prós e contras

Você sabe quais são os maiores benefícios do sistema biométrico? E as desvantagens? Segundo Roberto Junqueira, membro da ABREP (Associação Brasileira de Empresas Fabricantes de Equipamentos de Registro Eletrônico de Ponto), é possível resumir as vantagens da biometria na identificação e autenticação dos colaboradores em duas palavras: segurança e conveniência.

Conveniência (facilidade) para os colaboradores, diz ele, “pois não precisam decorar senhas ou códigos, e nem precisam portar cartões que podem ser perdidos ou esquecidos”. Além disso, revela Junqueira, garantem a segurança para os empregadores, pois não podem facilmente serem utilizadas por outras pessoas, já que são características biológicas pessoais e intransmissíveis. “Outra vantagem é que os sistemas biométricos exigem a presença física da pessoa”.

Junqueira conta que a principal desvantagem é a própria característica de parametrização de um sistema biométrico que, para obter um excelente funcionamento, exige um equilíbrio entre nível de segurança e nível de conveniência. “Quando aumentamos o nível de segurança, dificultamos muito a questão de fraude, mas ao mesmo tempo começamos a diminuir o número de colaboradores que irá fazer a identificação e autenticação com sucesso gerando o chamado ‘Falso Rejeite’ (FRR – False Reject Rate), desta forma diminuindo a conveniência. Em contrapartida, se diminuirmos o nível de segurança, iremos aumentar a conveniência e garantir que praticamente todos os colaboradores consigam usar o sistema podendo, porém, gerar ‘Falso Aceite’ (FAR – False Accept Rate) e, assim, facilitando a fraude do sistema”, finaliza.

Acesso via cartão

As TECNOLOGIAS implementadas hoje são várias, descreveremos abaixo algumas :

Softwares: estes podem ser integrados com outros sistemas e hardwares (automação predial e circuito fechado de televisão). Ou podem trabalhar stand-alone, sem integração, alimentados remotamente (processamento distribuído) ou localmente .

Cartões: Podemos afirmar que existem cartões em três faixas: de baixa, média e alta segurança. Seu nivelamento nestas faixas está ligado à sua vulnerabilidade de sua duplicação e durabilidade. Assim sendo descrevemos as tecnologias de cartões e sua classificação:

Cartões magnéticos: São de baixa segurança, pela sua facilidade de duplicação, e sua durabilidade é reduzida, pois existe o atrito entre o cartão e a cabeça de leitura. Seu ponto positivo é que seu custo é baixo.

Cartões código de barras: São considerados de média segurança, uma vez que é possível sobrepor ao código uma fita de infravermelho, dificultando sua reprodução. Sua durabilidade é média, pois apesar de não ter atrito na leitura, depende da constante regulagem da leitora óptica. Seu custo também é baixo.

Cartões Wiegand: Esta tecnologia é de alta segurança, pois sua duplicação é impossível, uma vez que os dados constantes no cartão (códigos internos), só são "decifrados" pelo software, que possui outro código, que gera o verdadeiro usuário. Sua durabilidade é superior, pois não existe desgaste, seu custo já é elevado.

Cartões de Proximidade: Também é um cartão de alta segurança, pois utiliza o padrão Wiegand acima, porém sua tecnologia é RF, onde não há contato com a leitora , pois através de uma distancia mínima é possível ler o cartão sem encostar no leitor, o que aumenta sensívelmente sua durabilidade. Seu custo é elevado.

Smart cards: este cartão também é de alta segurança, pois possui um chip integrado em seu corpo, onde são armazenadas as informações necessárias, seu custo é alto e durabilidade média.

Leitores de acesso: Os leitores de acesso são devidamente relacionados as tecnologias de cartão, conforme descrito acima. Porém vale ressaltar que deve-se observar que, para aplicações em áreas externas, recomenda-se os leitores Wiegand, Proximidade.

Existem hoje, com preço mais acessível, os leitores biométricos, que têm como princípio básico adotar como referência dados particulares de cada indivíduo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com