TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestações Minimalistas na arte e arquitetura

Por:   •  7/6/2018  •  Resenha  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 4

Manifestações minimalistas na arte e arquitetura:

O minimalismo, é uma tendência, que se expandiu através da arte, e teve diversos desdobramentos. Pode-se dizer que a arte minimalista, é um princípio aos quais os artistas devem seguir, e busca alcançar o máximo de tensão formal, e também o máximo de impacto intelectual e sensorial, utilizando o mínimo de meios.

A arte minimalista norte-americana, que foi desenvolvida na década de 1960, remetem às vanguardas da arte abstrata do início do século XX, o cubismo, o neoplasticismo e o construtivismo russo. Após isso, pode-se observar o ressurgimento da tendência na arquitetura a partir de origens que remetem á arte minimalista e à arquitetura moderna.

Já os movimentos artísticos de vanguarda europeus do início do século XX tinham como característica o repúdio ás normas de representação tradicionais acadêmicas.

O neoplasticismo se originava nesse contexto, e se manifestava por meio da simplificação das composições visuais, da geometria e das cores primárias.

O pintor e editor Doesburg, afirmava que com a colaboração de todas as artes plásticas seria possível completar a arquitetura.

A casa Schroder, é uma das obras mais representativas do neoplasticismo, e com suas características minimalistas. As fachadas e a volumetria apresentam uma noção de equilibrio assimétrico, com esquemas de pinturas neoplasticistas. As fachadas seriam uma composição de superfícies, pintadas em branco e em tons de cinza, com detalhes nas cores primárias, intensificando a plasticidade da edificação. Não possui uma disposição de ambientes tradicional, possui espaços amplo, há um sistema de fechamento com painéis, deslizantes e removíveis, o que possibilita uma vivência de distintas experiências.

A casa de Rietveld foi uma das primeiras manifestações da arte minimalista, a partir da metáfora “menos vale mais”. Gerando obras arquitetônicas comunicadoras, com belas poéticas, e também um questionamento sobre as qualidades de uma boa arquitetura.

A influência neoplasticista manifesta-se no pavilhão alemão da feira mundial de Barcelona. Uma perfeição platônica materializada a partir de um jogo de lâminas de vidro, superfícies de água, planos horizontais e verticais e painéis em mármore.

Elementos da linguagem moderna de arquitetura como a tendência à abstração, uso de formas geométricas puras, a assimetria, planos e balanços, relações de transparência entre ambiente interno e externo, rigor técnico e estética apurada dos detalhes, ressurgem décadas mais tarde na arquitetura pós moderna de inspiração minimalista, que foi desenvolvida nos Estados Unidos na década de 1960.

A arte minimalista, influenciada pelos abstracionistas das vanguardas artísticas do início do século XX, surge na década de 1960, nos Estados Unidos, com o nome “ABC art” ou então “minimal art”. Buscava alcançar o máximo de formal e conceitual, a partir de estruturas geométricas primárias. A partir daí, foram provocados novos questionamentos sobre o que vem a ser definido como arte. Essa nova atitude destruía de forma mais radical, os valores tradicionalmente institucionalizados, para apreciação de obras.

As vanguardas da arte minimalista também se manifestaram a favor da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com