TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multidisciplinar 2

Trabalho Universitário: Multidisciplinar 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

Organização: e metodologia do ensino infantil e fundamental

PROPOSTA CURRICULAR (Educação Infantil e Ensino Fundamental)

Ensino no Brasil está organizado e estruturado de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9.394/96)

.A Lei de nº 9.394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996 (LDB 9.394/96), é a que estabelece a finalidade da educação no Brasil, como esta deve estar organizada, quais são os órgãos administrativos responsáveis, quais são os níveis e modalidades de ensino, entre outros aspectos em que se define e se regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição.

MEC: O Ministério da Educação – MEC tem como uma de suas atribuições e coordenar ações de apoio à educação básica. Sua atuação é orientada para assegurar o cumprimento dos dispositivos legais relativos à educação infantil, ao ensino fundamental e ao ensino médio, por meio do desenvolvimento de ações efetivas que garantam o acesso e a permanência na escola com qualidade, entre as quais a Política de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação e de Democratização da Gestão Educacional, mediante ações de formação inicial e Continuada de professores da educação infantil, ensino fundamental e do ensino médio, de gestores e funcionários da educação básica, da assistência técnica, do aprimoramento do currículo da educação básica, de suas funções. Apoio à Reestruturação da Rede Física Pública da Educação Básica. O Ministério da Educação – MEC: Que ele possa se empenhar, para ajudar realmente a todos que estão citados, mais principalmente a classe menos favorecida.

O Plano Nacional de Educação estabeleceu, como uma das metas a alcançar até 2011, a ampliação do EF com o ingresso das crianças aos 6, e não mais aos 7 anos de idade. Assim, desde aquele momento, havia certo consenso, até mesmo entre pesquisadores e militantes do campo educacional, de que, com mais um ano de escolaridade obrigatória, ampliando-se o EF, maiores oportunidades de aprendizagem seriam automaticamente garantidas aos estudantes brasileiros, sobretudo àqueles pertencentes às camadas mais empobrecidas da população. Em 2005, a Lei nº. 11.114 (Brasil, 2005) alterou a redação dada à LDB (Brasil, 1996) e tornou obrigatório o ingresso no EF aos 6 anos de idade. Em 2006, com a aprovação da Lei nº. 11.274 (Brasil, 2006), ocorreu outra alteração, ficando definido que a duração do EF passaria de oito para nove anos. A educação básica no Brasil constitui-se da CRECHE crianças de zero a três anos de idade, educação infantil de crianças que completam 0 a 5 de idade com duração de 5 anos até o dia 31 de março do ano que correr a matricula. As crianças que completam 6 anos após o dia 31 de março devem ser matriculadas na educação infantil.As vagas em creches e pré- escolas devem ser oferecidas próximas ás residências das crianças, não em outra vila ou cidade próximas.Isso é um ponto muito importante, por que eles lançam essas novas DIRETRIZES, mais não tem a responsabilidade de cuidar, o que está escrito nela ser realmente executado, a Lei realmente é linda mais não é só aquela que está escrita no papel.

É muito bonito o que está escrito, mais eu quero ver no dia a dia, ter vagas para todas as crianças, crianças na pre- escola instituições preparada para receber essas crianças, pessoas realmente responsáveis, que se importam realmente que ela se desenvolva na escrita na sua linguagem, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com